> >
Crítica: 'Operação Overlord' mistura Segunda Guerra e zumbis

Crítica: "Operação Overlord" mistura Segunda Guerra e zumbis

Com pegada de videogame, "Operação Overlord" é um filme de ação com zumbis no foco de uma trama para criar o soldado do "reich de mil anos"

Publicado em 7 de novembro de 2018 às 23:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Operação Overlord. (Paramount/Divulgação)

Durante a meia hora inicial de projeção, “Operação Overlord” é um típico e competente filme de guerra. Horas depois da invasão à Normandia, um esquadrão tem que desembarcar na França para destruir um transmissor alemão em uma igreja. A chegada é complicada – em uma cena à la “O Resgate do Soldado Ryan”, o avião do esquadrão e os soldados acabam no meio do mar, com balas voando para todos os lados, corpos e muitos destroços da guerra.

Passado o caos inicial, um respiro. Com os soldados em solo francês, eles partem em busca do tal transmissor. O grupo encabeçado por Boyce (Jovan Adepo) e Ford (Wyat Russell, filho de Kurt) encontra Chloe (Mathilde Ollivier), uma rebelde francesa que teve que costurar um acordo sexual com um soldado nazista para sobreviver.

Operação Overlord. (Paramount/Divulgação)

O tal nazista é o Dr. Wafner (Pilou Asbæk), um médico que trabalha em uma fórmula para criar supersoldados, “os soldados milenares para o reich milenar”, e é aí que a pegada “filme de guerra” fica um pouco de lado. Os experimentos consistem em reanimar os mortos em batalha ou até mesmo em matar habitantes de pequenas vilas e transformá-los em zumbis.

NARRATIVA

“Operação Overlord” mistura bem a ação e o terror com ótimas e violentas sequências cheias de sangue e vísceras. O diretor Julius Avery, apenas em seu segundo filme, entrega uma jornada caótica sobre soldados na Segunda Guerra. O filme é tecnicamente muito bom – de efeitos visuais a fotografia – e cria um retrato fantasioso, mas não distante, de um campo de batalha.

Mesmo que os personagens tenham pouca ou nenhuma profundidade e se encaixem nos estereótipos dos filmes de guerra (o inocente, o brutamontes, a mulher durona...), o espectador se apega a eles em função do senso de camaradagem que o texto ressalta desde as primeiras cenas, ainda no avião.

Este vídeo pode te interessar

O filme, produzido por J. J. Abrams, foi por anos tratado com um novo “Cloverfield”, mas tem vida própria. “Operação Overlord” é divertido, direto e sanguinolento, mesmo que não apresente nada novo – os nazistas zumbis, por exemplo, já haviam sido foco do norueguês “Dead Snow”, de Tommy Wirkola, que virou “Zumbis na Neve” por aqui. O que o filme de Julius Avery faz é inserir esse universo dentro da Segunda Guerra e conferir a ele uma estética de videogame não muito diferente dos recentes “Wolfenstein” e principalmente do modo “zumbi” de “Call of Duty”. Não é inesquecível, mas é bem feito e trata o cinema como puro entretenimento.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais