> >
A poesia tropical pelo olhar da fotógrafa Renata Vale

A poesia tropical pelo olhar da fotógrafa Renata Vale

Mosaico Fotogaleria recebe mostra "A Brisa do Mar", aberta a visitações a partir de hoje

Publicado em 3 de dezembro de 2018 às 23:10

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Mostrar aos outros seu próprio ponto de vista sobre a praia, lugar onde mais gosta estar na vida, é o principal objetivo da fotógrafa cearense Renata Vale na exposição “A Brisa do Mar”, que abre hoje, às 19 horas, na Mosaico Fotogaleria, em Vitória.

A mostra reúne doze fotografias produzidas por Renata – dez delas na Praia da Baleia, em São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, e duas no Porto das Dunas, em Aquiraz, no Ceará. As imagens mostram sombras, texturas, cenários de por do sol, além da interação de banhistas e ciclistas com a paisagem.

“A praia, para mim, remete a momentos alegres, ou até mesmo reflexivos. Desde que me mudei para São Paulo, ficava inquieta por não ter a praia por perto. Depois que conheci a Praia da Baleia, passo quase todo final de semana lá e, sempre que possível, com minha câmera também”, conta a fotógrafa.

O ponto de partida para a produção da série de fotos expostas foi quase um acidente: em mais um dia de praia, a cearense aproveitou para fazer alguns registros, quando viu que não tinha se atentado para a velocidade do obturador, a “janelinha” que controla a exposição do sensor da câmera à luz no momento da captura da imagem. O resultado? Fotografias com movimentos, tons e texturas que lembram obras impressionistas.

“Quando vi no que tinha dado, amei. Comecei a testas várias velocidades em vários momentos do dia e fui desenvolvendo a melhor forma de fazer essa captura, para ver a luz melhor e ir brincando. Foi a forma que encontrei de me comunicar sobre a praia através dessas fotos borradas”.

No fim das contas, Renata Vale encarou o exercício como uma importante ferramenta de autoconhecimento, já que também percebeu que as fotos tinham a ver com o momento pelo qual atravessava na vida.

Renata é natural de Fortaleza, mas mora em São Paulo desde 2011. Por lá, foi empresária até poucos anos atrás. Pelo incentivo de uma amiga, cursou Fotografia na Escola Panamericana de Arte e Design, na capital paulista, e descobriu uma nova vocação.

“Fiquei a pensar por que tinha gostado tanto dessas fotos e vi que elas falavam muito de mim, do meu momento. Tinha deixado meu negócio, estava estudando fotografia, com outra cabeça, comecei a fazer terapia... Vejo que as fotos mostram uma transição, uma mudança”, diz.

As imagens foram expostas recentemente na Photosynthesis Gallery, e na G8 Cultural Center, ambas em Sófia, na Bulgária, onde o fotógrafo Tadeu Bianconi teve o primeiro contato com a obra de Renata e reconheceu uma afinidade com o estilo de vida dos capixabas, em geral aficionados pelo mar.

Em breve, as fotos seguem também para a cidade de Varna, no Mar Negro, e em seguida para exposições na Grécia e na Macedônia.

Exposição “A Brisa do Mar”

Abertura: Hoje, às 19h.

Visitação: Até o dia 18 de janeiro. De segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Onde: Mosaico Fotogaleria. Rua Aristóbulo Barbosa Leão, 500, Shopping Victoria Mall, térreo, loja 18, Mata da Praia, Vitória.

Entrada gratuita.

Este vídeo pode te interessar

Informações: (27) 3024-0307.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais