> >
Artista capixaba confronta corpos ideais em exposição gratuita

Artista capixaba confronta corpos ideais em exposição gratuita

Mostra da artista Tete Rocha na Galeria Homero Massena abre para visitação até fevereiro

Publicado em 17 de dezembro de 2018 às 22:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Foi a partir da leitura da obra de autoras feministas como Judith Butler e da própria vivência que a artista plástica capixaba Tete Rocha buscou inspiração e montou a exposição “Ventos em Vênus Movem Montanhas”, aberta hoje, a partir das 19h, na Galeria Homero Massena, em Vitória. A visitação é aberta ao público e segue até o dia 3 de fevereiro de 2019.

Com fotografias (algumas bidimensionais), instalações, objetos, esculturas e vídeo, a mostra propõe o estudo poético sobre os limites e as potencialidades de representação do corpo.

Formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac-SP, Tete já atuou como arte-educadora e produtora cultural, e atualmente se especializa em Cenotécnica na capital paulista. A artista percebeu, a partir da própria experiência, que não integrava o padrão de imagem esperado pela sociedade, e resolveu aprofundar-se pelo tema.

“Eu sou uma mulher gorda, sempre estive fora desse padrão imposto. Nessa exposição, brinco de várias formas com a questão do peso do corpo, do peso dos peitos, confronto esse corpo com objetos e questiono o que é natural, como essa ideia é construída”, explica a artista plástica.

A ideia de Tete é provocar um debate acerca das pressões exercidas pelo patriarcado sobre as mulheres em geral. Durante os estudos que resultaram na exposição, a artista plástica identificou-se principalmente com uma citação de Butler, que defende que o conceito de beleza imposto ao público feminino é usado como uma arma de controle de corpos e de comportamentos.

A partir disso, Tete Rocha provoca reflexões acerca da normatização dos corpos, da relação entre o natural e o manufaturado, e da ideia de beleza como imposição social. “Pensei muito sobre isso, sobre a questão da beleza, do encaixe em um padrão, de estar refém da sociedade. Essa noção de patriarcado envolve o trabalho, o capitalismo, o uso de nossas imagens, o domínio do campo político ao econômico, enfim”, conclui a artista plástica.

Exposição “Ventos em Vênus Movem Montanhas”

Quando: Abertura nesta terça-feira (18), às 19h. Visitação até o dia 3 de fevereiro, sempre de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 13h às 17h.

Onde: Galeria Homero Massena. Rua Pedro Palácios, 99, Centro, Vitória.

Entrada gratuita.

Informações: (27) 3223-5590.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais