> >
Comic Con leva 262 mil fãs de cultura pop ao São Paulo Expo

Comic Con leva 262 mil fãs de cultura pop ao São Paulo Expo

Feira terminou no domingo (9) e reforça a vocação do audiovisual

Publicado em 10 de dezembro de 2018 às 21:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
06/12/2018 - Movimentação na abertura da CCXP 2018 (Comic Con Experience 2018). (MARCELO FONSECA/ESTADÃO CONTEÚDO)

Há cinco anos, dezembro é o mês em que nerds de todo o país se reúnem no São Paulo Expo, centro de convenções que sedia a maior feira de cultura pop da América Latina, a Comic Con Experience (CCXP), para comprar, conhecer ídolos e saber em primeira mão novidades do universo geek.

Na edição que ocorreu entre os dias 6 e 9/12, foram 262 mil fãs de filmes, séries, quadrinhos, games, jogos de tabuleiro e cosplay que desfilaram por 115 mil m² de pavilhão. Em 2017, o número foi menor: 227 mil.

Apesar do que sugere seu nome -convenção de quadrinhos, em inglês-, a CCXP tem dado cada vez mais espaço a seus expositores do setor audiovisual. Mas isso não quer dizer que a área editorial deixou a desejar.

Desembarcaram no país nomes como John Romita Jr. ("Batman", "Demolidor"), John Cassaday ("Surpreendentes X-Men") e Joe Rubinstein ("Wolverine"). Esses e outros quadrinistas causaram filas enormes na Artist's Alley, tradicional corredor que reuniu 540 artistas neste ano.

Já dentro dos auditórios, estúdios de cinema e TV apresentaram material exclusivo de lançamentos de 2019. Gerou grande expectativa, na quinta (6), o painel de "Game of Thrones", que encerra sua trama no próximo ano.

Apesar da participação dos atores John Bradley e Maisie Williams e dos criadores David Benioff e D.B. Weiss, nenhum spoiler foi divulgado.

Um pouco mais agitada, a sexta (7) teve a presença de outro rosto famoso do seriado, Sophie Turner, mas que compareceu para divulgar "Fênix Negra", filme previsto para junho, ao lado de Jessica Chastain. O dia encerrou com pré-estreia de "Aquaman".

29/06/2018 - Sophie Turner diz ter ficado feliz com o desfecho de Sansa na última temporada de 'Game of Thrones'. (Helen Sloan/HBO)

No sábado (8), único dia com ingressos esgotados, a abertura ficou a cargo da Disney, que trouxe ao Brasil os diretores de "WiFi Ralph: Quebrando a Internet", que acompanharam a première da animação ao lado do público.

M. Night Shyamalan, diretor de "Vidro", e Brie Larson, de "Capitã Marvel", foram outros convidados.

Durante o painel, a atriz falou sobre sua preparação para viver a superpoderosa. "Eu treinei por nove meses. Empurrei um jipe em uma subida e aprendi judô", disse.

O ponto alto, no entanto, foram os convidados surpresa da Sony. Para exibir em primeira mão o trailer de "Homem-Aranha: Longe de Casa" (ainda não divulgado), o estúdio trouxe ao país Tom Holland e Jake Gyllenhal. Para falar de "Homens de Preto", convidou Tessa Thompson.

Encerrando a CCXP, o domingo (9) teve pré-estreia de "Creed 2" com seus protagonistas, Michael B. Jordan e Florian Munteanu, além de painel da Warner Bros. com Justice Smith, de "Detetive Pikachu", e Zachary Levi, de "Shazam!".

Zachary Levi como Shazam. (Divulgação)

Também marcaram presença, pela Netflix, Caleb Mclaughlin, Noah Schnapp e Sadie Sink, de "Stranger Things", e Sandra Bullock, do filme "Caixa de Pássaros". 

A noite fechou com a última etapa do tradicional concurso de cosplay da convenção. Como todos os anos, a CCXP ainda foi palco de homenagens -a maior delas, como não poderia ser diferente, foi para Stan Lee, morto em novembro. Os 80 anos do Super-Homem e a carreira do cineasta americano Chris Columbus, que esteve na feira, também foram celebrados.

Nerdices

Amante das artes

Brie Larson, que veio a São Paulo promover "Capitã Marvel", previsto para março, mostrou que é fã de arte brasileira. Sua primeira parada foi o Masp, onde tirou fotos da exposição "Construções Afro-atlânticas". Ela publicou um registro nas redes sociais e disse que ficou feliz por estar cercada de obras de Rubem Valentim.

Aos nossos filhos

Enquanto participava de painel sobre "Casa de Pássaros", filme da Netflix que chega à plataforma em 21/12, Sandra Bullock lamentou a ausência dos filhos, Laila e Louis, na CCXP. Como o evento aconteceu próximo ao aniversário da dupla, a atriz pediu que os presentes no principal auditório da feira desejassem, em uníssono, feliz aniversário. Ela gravou o momento e disse que aquele seria o presente brasileiro dela aos filhos.

De supetão

Uma das surpresas da feira foi a presença de Tom Holland, protagonista de "Homem-Aranha: Longe de Casa", que estreia em julho. Mas os planos de manter o convidado em segredo não deram certo. Algumas horas antes do painel da Sony, o ator foi flagrado almoçando na Casa do Porco, restaurante badalado de Jefferson Rueda, na República.

Hora do lanche

Paulista, o chefe de animação de "WiFi Ralph: Quebrando a Internet", que chega aos cinemas em janeiro, levou um dos diretores do longa, Phil Johnston, para almoçar no Mercado Municipal. Em seguida, conheceram outros pontos turísticos.

Marvel x DC

Parte do elenco de "Fênix Negra", filme inspirado nos quadrinhos da Marvel que estreia em junho, Jessica Chastain aproveitou a passagem por São Paulo para visitar um ponto turístico que leva o nome de um dos principais super-heróis da DC Comics, o Beco do Batman. Durante a estadia, publicou nas redes sociais fotos tiradas ao lado de grafites do local.

A noite é uma criança

Este vídeo pode te interessar

Versão superpoderosa de uma criança que ganha a habilidade de se transformar em herói, Zachary Levi, de "Shazam!", previsto para abril, caiu na noite paulistana depois de participar da CCXP. Ele publicou vídeos em uma balada e confessou, na manhã seguinte, que exagerou na bebida.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais