> >
Crítica: 'Bird Box' cria tensão com privação sensorial

Crítica: "Bird Box" cria tensão com privação sensorial

Filme original da Netflix tem campanha de publicidade gigantesca e Sandra Bullock como protagonista de uma distopia pós-apocalíptica

Publicado em 18 de dezembro de 2018 às 23:45

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Filme "Bird Box". (Saeed Adyani/netflix)

Se você olhar, você morre”. Você provavelmente já se deparou com essa frase ou alguma outra propaganda de “Bird Box” na sua cidade. A Netflix, afinal, está investindo pesado na divulgação (ironicamente analógica) do filme estrelado por Sandra Bullock e dirigido pela oscarizada Susanne Bier (“Em Um Mundo Melhor”) que chega na próxima sexta-feira (21) ao serviço de streaming.

O interesse do público não é desmotivado e a trama baseada no livro homônimo de Josh Malerman é no mínimo atrativa: uma misteriosa força “invisível” se espalha por todo o mundo. Ela se materializa no maior pesadelo de quem a vê e leva as pessoas a cometerem suicídio. A solução encontrada para sobreviver é se trancar em ambientes fechados e controlados, e usar uma venda nos olhos. O problema é que a força afeta um certo grupo de pessoas de outra forma, levando-as a querer que todos vejam a “verdade”. Um cenário pronto para o caos.

Com uma narrativa não-linear, o filme acompanha Malorie (Sandra Bullock) em momentos distintos: tentando desesperadamente chegar a algum lugar, às cegas em um barco com duas crianças, e nos momentos que antecedem e sucedem o surto de pessoas se matando nas ruas.

Filme "Bird Box". (Saeed Adyani/netflix)

O surto é repentino, então não é como se cada um pudesse escolher onde viver a partir daquele momento. Malorie, grávida, encontra abrigo em uma casa com um grupo aleatório de pessoas. A convivência não é fácil, mas a sobrevivência fala mais alto.

Quando acompanhamos a casa, vemos as dificuldades do grupo para racionar e conseguir alimentos, além do claro medo do desconhecido: ajudar ou não quem bate à porta pedindo por ajuda? Enquanto isso, na outra ponta do roteiro acompanhamos o desespero de Malorie para sobreviver e a dureza com que trata as crianças que nem sequer têm nome.

GENÉRICO

A escolha da narrativa funciona como um quebra-cabeças. Sabe-se apenas que a protagonista e duas crianças estão em fuga, mas, a princípio, o destino de todos os outros moradores da casa é desconhecido. Não é nada novo, mas funciona razoavelmente bem.

Filme "Bird Box". (Saeed Adyani/netflix)

O problema de “Bird Box” é que falta a ele uma identidade mais marcante – o filme tenta se aproximar do excelente “Um Lugar Silencioso”, de John Krasinski, com a privação sensorial, mas acaba mais próximo do péssimo “O Fim dos Tempos”, de M. Night Shyamalan, com pessoas fugindo do “vento”. Há boas ideias e execuções, mas “Bird Box” parece apenas um apanhado delas ligados por um roteiro preguiçoso. A maioria dos personagens nada acrescenta à trama – é apenas questão de tempo até que eles sejam vitimas, uma sensação que é reforçada pela falta de noção na passagem do tempo. Cinco anos se passam entre uma narrativa e outra, mas o espectador nunca tem a sensação dessa passagem de tempo.

O que salva o filme de Susanne Bier é a entrega de Sandra Bullock. O desespero e a dureza de Malorie são reais e angustiantes, uma pena que o roteiro não ajude – uma escolha que a personagem tem que fazer, por exemplo, com a qual o roteiro flerta durante um bom tempo, é previsível e não representa surpresa alguma.

Este vídeo pode te interessar

“Bird Box”, ao fim, é um filme razoável, com boas atuações, alguma tensão e uma boa premissa. Porém, a decisão de abrir mão de uma identidade própria em função de algo já estabelecido – e menos arriscado – o transforma em um produto lamentavelmente genérico; um filme que, a poucos cliques de ser consumido, deve movimentar bem os números da Netflix, mas que não encheria os cinemas.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais