> >
Instituto em Santa Teresa celebra os 103 anos de Augusto Ruschi

Instituto em Santa Teresa celebra os 103 anos de Augusto Ruschi

Instituto Nacional da Mata Atlântica promove evento "Mata Atlântica, história, ciência e arte: uma homenagem a Augusto Ruschi" nesta quarta-feira (12)

Publicado em 11 de dezembro de 2018 às 23:38

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Patrono da Ecologia no Brasil, o capixaba Augusto Ruschi completaria 103 anos nesta quarta-feira (12). Para comemorar esta data e dar continuidade ao legado desse importante cientista, advogado e professor, o Instituto Nacional da Mata Atlântica, em Santa Teresa, montou uma programação especial com o tema “Mata Atlântica, história, ciência e arte: uma homenagem a Augusto Ruschi”.

No evento serão realizadas rodas de conversas com especialistas em Ecologia, Física, História e Artes Plásticas que vão trabalhar a interdisciplinaridade do tema cientifico. No bate-papo “Ciência e Arte: dos enigmas do Universo ao grafite das ruas” estarão presentes Ronald Cintra Shellard, Diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, e Gabriela Lopes Tores, artista que pintou o maior grafite de ciência do mundo, no Rio de Janeiro.

Augusto Ruschi foi pioneiro em suas pesquisas de biodiversidade. Por isso o evento busca olhar não só para a história do pesquisador, mas para o futuro. O historiador ambiental, cientista político e professor José Augusto Pádua e Fabio Rubio Scarano, coordenador geral da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos, estão à frente da roda de conversa “Mata Atlântica: conhecendo experiências passadas projetando futuros possíveis”, que vai debater como continuar o trabalho que o capixaba fez durante a sua vida. Também será lançada nesta quarta a exposição fotográfica “Ciência em Verso, Prosa e Imagem”, realizada em parceria com alunos de escolas da região .

Nascido em Santa Teresa, Augusto faleceu em 1986. Em 1949, ele fundou o Museu de Biologia Prof. Mello Leitão, que completa 70 anos e está vinculado ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), onde acontecem as comemorações. Seus estudos sobre beija-flores e militância em favor da natureza o fizeram conhecido mundialmente.

“Augusto teve uma importância muito grande não só pro Espírito Santo, mas para todo o Brasil e até certo impacto mundial por ter sido pioneiro na conservação da biodiversidade, fauna, flora e conservação da Mata Atlântica. Acho que o mais importante é justamente consolidar o trabalho científico que ele começou de conhecimento da mata, desenvolvimento sustentável, conservação e solidez ao conhecimento cientifico visando a proteção da mata. O Instituto é uma forma de dar continuidade a todo seu trabalho”, explica Sérgio Lucena, diretor do INMA.

Programação

Mata Atlântica, História, Ciência e Arte: Uma Homenagem a Augusto Ruschi

Quando: 12 de dezembro, a partir das 14h.

Onde: Auditório do Instituto Nacional da Mata Atlântica / Museu Mello Leitão. Av. José Ruschi, 4, Centro, Santa Teresa

Entrada gratuita.

14h: Boas-vindas do INMA

14h15: Roda de conversa

Ciência e Arte: dos enigmas do Universo ao grafite das ruas

Com Dr. Ronald Cintra Shellard (Diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas),

Dr. Laércio Ferracioli (Diretor do Departamento de Inovação e Divulgação da Ciência da Pró-Reitoria de Extensão da UFES), Gabriela Lopes Tores (Artista plástica, autora do mural “Grafite da Ciência” no Rio de Janeiro). Moderador: Dr. Sérgio Lucena (Diretor do INMA).

16h45: Roda de conversa

Mata Atlântica: conhecendo experiências passadas, projetando futuros possíveis

Com Dr. José Augusto Pádua (Historiador ambiental, cientista político e professor da UFRJ), Dr. Fabio Rubio Scarano (Coordenador geral da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e professor da UFRJ). Moderadora: Dra. Alyne dos Santos Gonçalves (Pesquisadora/Bolsista do INMA).

18h45: Apresentação 

Calendário de Eventos Museu Mello Leitão: 70 anos trabalhando “ComCiência”

19h15: Batismo do Auditório do Museu de Biologia Prof. Mello Leitão

19h30: Batalha de Rap  Freestyle do Conhecimento

19h45: Lançamento da Exposição Fotográfica Ciência em Verso, Prosa e Imagem

Dra. Liana Carneiro Capucho (Pesquisadora/ Bolsista do INMA

Este vídeo pode te interessar

20h: Coquetel de Encerramento

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais