> >
Cartunista capixaba tem perfil do Instagram hackeado e vendido

Cartunista capixaba tem perfil do Instagram hackeado e vendido

Perfil de Alberto Alpino foi anunciado por US$ 100

Publicado em 30 de janeiro de 2019 às 19:21

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cartum de Alberto Alpino, postado em seu perfil do Instagram, @cartuns.alpino. (Reprodução/Instagram @cartuns.alpino)

No último domingo (27), o cartunista Alberto Alpino recebeu um e-mail avisando que alguém estava tentando entrar na sua conta do Instagram por meio de um tablet que estava geolocalizado em Londres, na Inglaterra. Recebeu o número do IP da máquina e o bloqueou. Em seguida, o episódio se repetiu, no entanto o hacker havia conseguido recuperar a senha e criado uma nova, que desconectou o capixaba do próprio perfil.

Alberto viu que alguém anunciou a conta por US$ 100 em um storie publicado no próprio perfil, que teve o nome trocado. Então, decidiu criar um novo perfil e comunicou seus seguidores o que havia acontecido.

Aspas de citação

Por quase duas horas eu tentei barrá-lo. Por fim, com meu celular ao lado, aberto no meu Instagram, vi que o aplicativo fechou. Tentei abrir de novo o Instagram, mas minha senha já não funcionava

Alberto Alpino, cartunista
Aspas de citação

De acordo com o cartunista, o perfil que era @cartuns.alpino mudou de nome. "Foi nesse momento que aproveitei para recriar o meu perfil com esse nome, porque se ele mudou estaria disponível. Criei, mas fui bloqueado no Instagram por ele", relata.

Segundo Alberto, ele já abriu os processos formais de denúncia por meio dos canais de comunicação do Instagram, mas aguarda retorno. Até lá, usa um outro perfil que possui, o @marlenesexy - de uma das personagens - para recrutar de volta seus mais de 40 mil seguidores. "O Instagram hackeado estava, até o momento do roubo, com 45,5 mil seguidores", conclui.

Cartunista capixaba tem perfil do Instagram hackeado e vendido. (Arquivo pessoal)

O Instagram que foi recriado pelo capixaba e, até as 15h15 desta quarta-feira (30), contabiliza 4.748 seguidores.

(Arquivo pessoal)
Aspas de citação

Eu nunca fui hackeado antes, mas é uma sensação de angústia muito grande

Alberto Alpino, cartunista
Aspas de citação

CARREIRA

Alberto Alpino é natural de Baixo Guandu, no Espírito Santo, é colaborador do Caderno Dois, de A GAZETA, desde 2001, é ilustrador da Folha de S. Paulo e do Le Monde Diplomatique Brazil. Fez os cartuns da edição brasileira da Playboy, de janeiro de 2012 a dezembro de 2017, e fez charge diária para o portal Yahoo Brasil, entre abril de 2010 e janeiro de 2018.

O Instagram havia sido criado pelo capixaba no ano passado, onde eram publicados cartuns diariamente com o objetivo de divulgar o próprio trabalho. Veja alguns cartuns que Alberto está publicando em seu novo perfil:

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais