> >
'Kardec' traz requinte visual à história do 'pai' do espiritismo

"Kardec" traz requinte visual à história do "pai" do espiritismo

Em entrevista ao Gazeta Online, diretor Wagner de Assis dá detalhes da produção gravada em Paris

Publicado em 16 de maio de 2019 às 15:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Leonardo Medeiros e Sandra Corveloni em ação no filme "Kardec". (Dan Behr/Sony )

"Verdadeiramente, homem de bem é o que pratica a lei da justiça, amor e caridade, na sua maior pureza". A frase - muito atual na sociedade brasileira que, em época de discussão sobre armamento, subverte o significado de "cidadão de bem" - foi dita há quase 200 anos pelo professor, pedagogo e estudioso francês Hippolyte Léon Denizard Rivail.

Hippolyte, que mais tarde adotou o pseudônimo de Allan Kardec, é considerado o pai do espiritismo, cuja doutrina, mensagens e profecias são muito difundidas no Brasil (um dos países mais espíritas do mundo em termos de número de adeptos). Portanto, não é exagero dizer que a cinebiografia "Kardec", que estreia nesta quinta-feira (16) em mais de 400 salas do Brasil, incluindo o Espírito Santo, era esperada com muita ansiedade pelos kardecistas.

Inspirado no livro homônimo do jornalista Marcel Souto Maior, "Kardec" é dirigido por Wagner de Assis, diretor que já flertou com assuntos de cunho espiritual em projetos como "A Menina Índigo" (2016) e "Nosso Lar" (2010), que levou mais de quatro milhões de pessoas aos cinemas.

Em entrevista ao Gazeta Online, Wagner de Assis diz que prefere não criar expectativas em relação à bilheteria de seu novo filme, mas afirma que tem recebido apoio da comunidade espírita no Brasil. Mesmo com a modéstia do diretor, comenta-se no mercado audiovisual que "Kardec" tem potencial para atingir o mesmo número de ingressos vendidos que “Nosso Lar”.

"Sei que pessoas estão realizando caravanas para ir aos cinemas. Tivemos pré-estreias lotadas em todas as sessões e a pré-venda de ingressos também foi bem significativa. A repercussão está sendo maravilhosa. Muitos saem chorando da sessão, dizendo que fizemos um trabalho bem fiel aos ideais que Kardec sempre defendeu", comemora o cineasta.

A trama do filme desvenda os bastidores da concepção de "O Livro dos Espíritos" (1857), trabalho mais importante de Rivail e considerado, por seu caráter mediúnico, uma espécie de "bíblia do espiritismo".

Na Paris do século XIX, o cético professor Rivail (Leonardo Medeiros) é convidado para uma sessão mediúnica. Obcecado pelo que assistiu, inicia uma investigação em busca da verdade a partir de métodos científicos. Perseguido por políticos e pela Igreja Católica, que o acusava de necromancia, por tentar adivinhar o futuro usando os mortos, Kardec conta com o apoio da esposa, a também professora e musicista Amélie-Gabrielle Boudet (Sandra Corveloni), para seguir com o seu trabalho.

ELENCO

Cena do filme "Kardec", de Wagner Assis. (Divulgação/Sony)

Assis acredita que parte do êxito do filme se dá pela escalação do elenco, em especial Leonardo Medeiros e Sandra Corveloni. "Ele sempre foi a primeira opção, tanto minha quanto a do Marcel (Souto Maior, autor do livro). Foi mágico ligar a câmera e 'ver' o Kardec na minha frente. O Leonardo e a Sandra fizeram um mapeamento de emoções necessário para o papel. Foi uma química perfeita", elogia.

Ao contrário de "Nosso Lar", que contava com um visual um tanto amador, "Kardec" chama a atenção por suas esmeradas fotografia, figurinos e direção de arte. O trabalho dos diretores de arte Claudio Amaral Peixoto e Helcio Pugliese realmente é de saltar os olhos e pouco visto na produção nacional.

De acordo com o realizador, filmar em Paris foi fundamental para o sucesso do projeto. "A cidade não é mais a mesma, claro. Portanto, usamos computação gráfica para apagar qualquer vestígio de modernidade, como os prédios e os carros. O filme tenta retratar fielmente a Paris pré-revolução arquitetônica, uma cidade opressora, suja, mas bastante intelectualizada. Captar aquela luz foi essencial para o desenrolar da trama".

Assis nega que seu filme seja voltado apenas para os espíritas. "É um trabalho universal. Não quero difundir doutrinas e filosofias da religião. Falamos de um homem que usou a ciência para provar o que acredita: sua fé", conta, dizendo, obviamente, que sua proximidade com os seguidores do espiritismo foi importante para a concepção da trama. "Conheço os códigos e os símbolos. Foi mais fácil descortinar o Kardec humano, fora das capas dos livros".

DESAFIOS

Cena do filme "Kardec", de Wagner Assis. (Divulgação/Sony)

Ressaltando que seu filme tenta fazer uma "jornada na luta contra a intolerância que não nos permite evoluir como pessoas melhores", o realizador também falou sobre a crise no mercado exibidor e a necessidade de criar uma reserva de mercado para o produto nacional.

"Estamos passando por tempos sombrios. Lutas políticas e ideológicas, cortes nas leis de incentivo para o audiovisual e falta de patrocínio. Colocar um filme na rua é um desafio arriscado para o realizador. Portanto, é preciso ter uma sala, um espaço, em meio a tantas superproduções estrangeiras. Precisamos de leis mais firmes para valorizar o produto nacional", defende.

Para Assis, a internet e o serviço de streaming, como a Netflix, por exemplo, não pode ser visto como inimigo. "O cinema tradicional, e sua magia, nunca vai acabar. O streaming é apenas mais uma opção de mercado. Jovens realizadores estão fazendo trabalhos esteticamente muito interessantes nesse modelo de exibição", aponta.

 

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais