> >
Sesc Glória exibe mostra com 4 filmes para celebrar o horror italiano

Sesc Glória exibe mostra com 4 filmes para celebrar o horror italiano

Clássicos do giallo estão na programação, como "Seis Mulheres para o Assassino" (1964),"No Quarto de Satã" (1972), "Uma Lagartixa em Corpo de Mulher" (1971) e "Tenebre" (1982), de Dario Argento.

Publicado em 6 de maio de 2019 às 14:42

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Cena do filme "Tenebre", de Dário Argento. (Divulgação)

Os fãs do horror clássico italiano têm encontro marcado no Centro Cultural Sesc Glória. Até 29 de maio, uma mostra para celebrar o gênero giallo exibe filmes de mestres como Mario Bava (o inventor do estilo), Sergio Martino, Lucio Fulci e Dario Argento, o maior representante desta corrente artística.

Antes de mais nada, é preciso contextualizar a importância do estilo para a sétima arte e para as artes em geral. Fortemente inspirado pelo cinema de Alfred Hitchcock, o giallo - cujo nome é uma referência às revistas baratas italianas da década de 1920 - é marcado pelo exagero estético.

Dos filmes de Mario Bava e companhia, vieram a inspiração para as bases do cinema de horror moderno, especialmente em obras como “Halloween – A Noite do Terror” (1978), de John Carpenter, e “Despertar dos Mortos” (1978), do “pai” dos zumbis George Romero.

Na tela, vemos uma profusão de vermelho-sangue, embalados por uma violência estilizada (com pitadas quase fetichistas de gore); assassinatos brutais (principalmente de mulheres voluptuosas, vulneráveis e lânguidas); investigações perigosas e um clima noir, que beira o soturno, em um flerte com o escatológico.

A fórmula descrita acima, praticamente, é a receita para os quatro filmes que estão sendo exibidos em "MOSTRA DE TERROR GIALLO - A Câmera Assassina: O Terror Giallo Italiano": “Seis Mulheres para o Assassino” (1964), de Mario Bava, “No Quarto de Sat㔠(1972), de Sérgio Martino, “Uma Lagartixa em Corpo de Mulher” (1971), de Lucio Fulci, e “Tenebre” (1982), de Dario Argento.

Espécie de horror psicodélico, “Uma Lagartixa em Corpo de Mulher” chama a atenção pela presença da brasileira Florinda Bolkan em uma interpretação “física”, se assim podemos descrever. A atriz, nascida no Ceará e lançada por Luchino Visconti, estrelou alguns títulos populares do giallo.

“Tenebre”, de Dario Argento, é o título imperdível da mostra. O horror trash, embalado por uma dura crítica ao culto às celebridades, é extremamente violento. Argento, inclusive, assumiu que criou a trama - um autor começa a ser perseguido por um fã insano - após ele mesmo ser ameaçado de morte por um seguidor fanático. 

ASSISTA AO TRAILER DE 'TENEBRE'

SERVIÇO

Quando: até 29 de maio, com várias sessões diárias. Entrada franca.

Onde: no Centro Cultural Sesc Glória. Avenida Jerônimo Monteiro, Centro, Vitória/ES.

PROGRAMAÇÃO:

SEIS MULHERES PARA O ASSASSINO, de Mario Bava. Título original: Sei donne per l'assassino. Suspense/Thriller, Itália, 1964. Classificação: 18 anos. Com Cameron Mitchell e Eva Bartok.  Isabella, uma jovem modelo, é assassinada por uma misteriosa figura mascarada numa casa de moda pertencente à Condessa Cristiana. Quando o namorado de Isabella se torna suspeito do assassinato, o diário da vítima, contendo informações que relacionem a jovem ao assassino, desaparece. O mascarado passa então a matar todas as modelos da casa para encontrar o diário. Em cartaz: 07, 11, 16, 21, 25/05, às 18h20.  

NO QUARTO ESCURO DE SATÃ, de Sergio Martino. Titulo original: Il Tuo Vizio è una Stanza Chiusa e Solo io ne ho la Chiave. Mistério, Itália, 1972. Classificação: 18 anos. Com Edwige Fenech e Anita Strindberg. Assassinatos misteriosos ocorrem num vilarejo lançando suspeitas sobre um escritor decadente e sua esposa. Adaptação livre do célebre conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe. Em cartaz: 08, 12, 17, 22 e 26/05, às 18h20.  

UMA LAGARTIXA NUM CORPO DE MULHER, de Lucio Fulci. Título original: Una Lucertola Con La Pelle Di Donna. Thriller, Itália, 1971. Classificação: 18 anos. Com Florinda Bolkan, Stanley Baker e Jean Sorel. Mulher é acusada de ter matado sua vizinha, após ter sonhado com o assassinato. Giallo psicodélico e onírico do mestre Lucio Fulci, com uma grande atuação da brasileira Florinda Bolkan. Em cartaz: 09, 14, 18, 23, 28/05, às 18h20

Este vídeo pode te interessar

TENEBRE, de Dario Argento. Título original: Tenebrae. Suspense, Thriller, Itália, 1982, Classificação: 18 anos. Com Anthony Franciosa e Mirella D’Angelo. Escritor chega à cidade de Roma para promover seu último livro, "Tenebrae", mas descobre que alguém está usando seus romances como inspiração para cometer assassinatos. Logo, ele se vê envolvido nos crimes e passa a tentar descobrir o provável assassino. Em cartaz: 10, 15, 19, 24 e 29/05, às 18h20. 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais