> >
Confira 13 discos que completam 20 anos em 2019

Confira 13 discos que completam 20 anos em 2019

O ano de 1999 foi cheio de lançamentos importantes no mundo da música, com álbuns que marcaram carreiras e estreias de ícones como Britney Spears

Publicado em 16 de junho de 2019 às 01:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

O tempo voa. Num piscar de olhos, lá se foram duas décadas desde que vivemos a reta final do século 20. Para alguns que já passaram dos 30, como eu, é até estranho pensar que pessoas que vimos nascer no final do último milênio já estão com 20 anos, adultas! É assustador também pensar que as coisas que ouvíamos como novidade na época hoje já se tornaram clássicos da música.

Muitos discos foram lançados em 1999. Depois de explodir com “Jagged Little Pill” em 1995 e manter o sucesso com “Supposed Former Infatuation Junkie” (1998), Alanis Morissette gravou o esperado “MTV Unplugged” (ou “Acústico MTV”, como é chamado no Brasil), com seus maiores hits de forma intimista. Foi em 99 também que a banda Creed estourou com seu segundo álbum, “Human Clay”, e conquistou jovens do mundo inteiro com a música “With Arms Wide Open”.

O ano também teve o lançamento de “No Angel”, primeiro CD da Dido – lembra de “Thank You”? Pois é. Vinte anos! “Make Yourself”, do Incubus, com os singles “Drive” e “Pardon Me”, também é de 1999, que contou ainda com o disco homônimo de Ricky Martin e seu eterno sucesso “Livin’ la Vida Loca”.

Britney Spears em 1998, no clipe de Baby One More Time. (Divulgação)

REVOLUÇÃO DO POP

Se fôssemos listar todos os álbuns de 1999 precisaríamos de uma matéria especial no Gazeta Online. O fato é que, no meio de tantos lançamentos, alguns tornaram-se mais importantes e significativos no mundo da música e, especificamente falando, no universo do pop.

Um exemplo é “...Baby One More Time”, que marcou a estreia de Briney Spears e conquistou uma legião de fãs com seu ar meigo e angelical. Na época, mal esperávamos toda a transformação que ocorreria não só na carreira, como na vida da cantora, culminando no surto de 2007, quando raspou a cabeça e precisou ser internada na rehab.

“...Baby One More Time” pontuou uma revolução no gênero que já havia começado há algum tempo e continuou ainda com “Millennium”, dos Backstreet Boys, e o disco homônimo de Christina Aguilera, que estreou no mesmo e foi apontada, a partir de então, como “rival” da Princesinha do Pop.

NO BRASIL

O ano de 1999 também foi fértil para a música brasileira. Foram vários discos importantes que lançaram sucessos que tocam nas rádios até hoje. Foi há 20 anos, por exemplo, que Los Hermanos surgiu com sua “Anna Julia” em seu álbum de estreia. Foi também há duas décadas que Ivete Sangalo decidiu dar um outro rumo para sua carreira e lançou seu primeiro CD solo.

Do rock ao pop, passando pelo axé, listamos abaixo 13 álbuns que marcaram 1999 e acabam de completar 20 anos. Boa nostalgia!

13 DISCOS, 20 ANOS

"Sonho Médio" - Dead Fish

Divisor de águas na carreira da banda capixaba. A música-título é até hoje um hino do hardcore nacional.

"Millennium" - Backstreet Boys

Álbum de maior sucesso da boyband, rendeu hits como “I Want It That Way”.

"Los Hermanos" - Los Hermanos

Disco de estreia da banda brasileira, que estourou nas rádios com “Anna Julia”.

"Enema Of The State" - Blink 182

Você pode não conhecer o álbum pelo nome, mas com certeza vai se lembrar de “What’s My Age Again?”, “All The Small Things” e “Adam’s Song”, as três principais canções do disco da irreverente banda.

"...Baby One More Time" - Britney Spears

Estreia da Princesinha do Pop, que conquistou o mundo da música para sempre com hits como “Sometimes” e “(You Drive Me) Crazy”, além da faixa-título. Saudades.

"Christina Aguilera" - Christina Aguilera

X-tina também estreou em 1999 e despontou como “rival” de Britney ao lançar “Genie in a Bottle”.

"There Is Nothing Left To Lose" - Foo Fighters

“Breakout”, “Learn to Fly” e “Generator” marcaram o terceiro disco da banda, que resultou no Grammy de Melhor Álbum de Rock.

"Ivete Sangalo" - Ivete Sangalo

Estreia da carreira solo do furacão baiano, que acabava de deixar o vocal da Banda Eva para conquistar o Brasil. “Se Eu Não Te Amasse Tanto Assim” e “Canibal” são deste álbum.

"Lado B Lado A" - O Rappa

Disco que contém músicas importantes da carreira da banda, como “Me Deixa”, “Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero)” e “O Que Sobrou do Céu”.

"Só no Forevis" - Raimundos

O último álbum da banda sob liderança de Rodolfo teve como hits “Mulher de Fases”, “Me Lambe” e ”A Mais Pedida”.

"Californication" - Red Hot Chili Peppers

O disco marcou a volta de John Frusciante à banda e a colocou de novo no topo das paradas de sucesso.

"As Quatro Estações" - Sandy & Junior

Disco que marca uma mudança de fase da dupla mais querida do Brasil, que neste ano fará turnê para celebrar 30 anos de carreira.

"Neon Ballroom" - Silverchair

Excelente disco da banda australiana, e não somente pelos hits “Ana’s Song” e “Miss You Love”.

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais