> >
Vida e obra de Candido Portinari agora estão ao alcance das mãos

Vida e obra de Candido Portinari agora estão ao alcance das mãos

Artista é o primeiro brasileiro a entrar para o Google Arts and Culture

Publicado em 6 de junho de 2019 às 15:43

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
06/06/2019 - Candido Portinari tem suas obras reunidas na ferramenta Google Arts and Culture. Ele é o primeiro brasileiro contemplado no projeto da gigante da internet. (Benahia Figueiredo)

Através de suas pinceladas, o artista brasileiro Candido Portinari retratou o povo brasileiro. Mas esse mesmo povo não tinha acesso a obras de um dos artistas mais importantes do Brasil, já que mais de 95% de suas telas são guardadas em coleções particulares. Mas o que era inacessível agora está ao alcance das mãos.

Em parceria com seis instituições culturais, o Google Arts & Culture lançou nesta quarta (5), durante um evento na Pinacoteca do Estado de São Paulo, uma retrospectiva inédita de Portinari com mais de 5 mil obras de arte digitalizadas e 15 mil cartas e documentos pessoais do artista. Durante o evento, foi apresentada a coleção "Portinari: o Pintor do Povo", primeira retrospectiva dedicada a um artista brasileiro do Google Arts & Culture.

06/06/2019 - Candido Portinari tem suas obras reunidas na ferramenta Google Arts and Culture. Ele é o primeiro brasileiro contemplado no projeto da gigante da internet. (Benahia Figueiredo)

Além de obras, fotografias, cartas e documentos, a retrospectiva também conta com uma visita em realidade virtual à casa do artista em Brodowski, em São Paulo. A coleção está disponível, gratuitamente, no link: g.co/portinari e também no aplicativo Google Arts & Culture para dispositivos móveis

Entre as obras digitalizadas destacam-se 10 em altíssima resolução. "Mestiço", "Lavrador se Café" e "Café". A ação contou com a colaboração do Projeto Portinari, instituição fundada por João Portinari, filho único do pintor, que participou do lançamento.

06/06/2019 - João Portinari (direita), filho único do pintor, participou da apresentação e reunião dos trabalhos. (Benahia Figueiredo)

"São 40 anos do Projeto. Quando começamos, não tínhamos ideia do paradeiro da maioria das obras. Sabíamos que elas estavam espalhadas pelo mundo. Foi um trabalho de formiguinha reunir tudo", contou.

Para João Portinari, é uma missão cumprida entregar esse acervo ao povo brasileiro. 

"A obra de Portinari é profundamente comprometida com valores. Valores sociais, humanos, de justiça social, fraternidade e não violência. Quando olhamos para as obras é como se ele escrevesse uma grande carta ao povo brasileiro e a humanidade em geral. Uma carta que tem uma mensagem ética e humanista. É um paradoxo ter um pintor que pintou para o povo, mas o povo não tem acesso as obras. Então, a missão do projeto passou a ser entregar essa carta para o brasileiro, onde quer que ele esteja", orgulha-se.

O ARTISTA

Nascido em 29 de dezembro de 1903, Candido Portiari se tornou um dos maiores artistas brasileiros com obras expostas em todo o mundo, como "Guerra" e "Paz", dois painéis expostos no prédio das Nações Unidas, em Nova York (e que também integram a retrospectiva). O pintor morreu em 6 de fevereiro de 1962, no Rio se Janeiro, mas suas obras continuam a impressionar.

Este vídeo pode te interessar

"A mensagem de Portinari nunca esteve tao atual. Todo esse partido que ele tomou a favor do pobre, do humilde, do desfavorecido, hoje é mais importante do que nunca. A luta dele permanente pelo não preconceito, pelo respeito ao ser humano e a vida está em todas as obras dele", destaca o filho.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais