> >
Literatura capixaba é a protagonista da websérie 'Com a Palavra'

Literatura capixaba é a protagonista da websérie "Com a Palavra"

A primeira temporada do projeto traz cinco episódios com biografia e trechos de obras de escritores locais

Publicado em 24 de julho de 2019 às 22:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Cinco autores que produzem literatura no Espírito Santo são os protagonistas da websérie “Com a Palavra”, que será lançada nesta quarta,  25 de julho (dia em que se comemora o Dia do Escritor), na Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim, em Vitória. Idealizado pela escritora e professora Lilian Menenguci, o projeto joga luz sobre a história e obra dos escritores Francisco Grijó, Brunella Brunello, Edson Nascimento, Janio Silva, e a própria Lilian.

Com direção de Leonardo Vais e direção de arte de Fernanda Belumatti, “Com a Palavra” tem o objetivo de divulgar e incentivar a leitura dos escritores locais.

“Além de escritora eu também sou professora e sempre fiquei implicada com o fato de que a cada ano a produção literária cresce significativamente, mas, por outro lado, existe uma grande fragilidade no processo de distribuição de conteúdo. Assim surgiu a ideia de usar o audiovisual para potencializar essa relação do leitor com o autor que produz aqui”, conta a idealizadora.

EPISÓDIOS

São cinco episódios com duração de 11 minutos casa. Cada escritor é tema de um episódio onde são exploradas sua biografia e trechos de sua obra. “Tudo começa com o próprio autor contando sobre sua vida, trazendo sua biografia e no meio disso tudo surgem curiosidades, como o processo criativo de cada autor, implicações com o contextos ao qual estão inseridos e partes das obras”, adianta Lilian.

São cinco autores distintos, escolhidos com cuidado pela equipe. A ideia era traçar um panorama com relação a diversidade. Desde Jânio Santos, que começou a escrever poemas em 2013, até Francisco Grijó, que lançou seu primeiro livro de contos, “Diga Adeus a Lorna Love”, em 1987. “Nessa primeira temporada queríamos mostrar escritores não só de gêneros diferentes, mas também de estilos diferentes de literatura, de trajetórias distintas”, diz Lilian.

Paralelo à estreia da primeira temporada do projeto, a equipe já trabalha em cima da segunda, que está em fase de captação de recursos (a temporada de “Com a Palavra” foi realizada com recursos do Fundo Estadual de Cultura). Os escritores ainda não foram definidos, mas existe uma lista inicial. A ideia é impulsionar cada vez mais a literatura capixaba.

“A tentativa é fazer com que todas as pessoas possam ter acesso a essa palavra escrita. Fazer esses autores circularem em diferentes territórios e públicos. Nossa tentativa é que exista uma rede de colaboração entre os próprios autores”, explica.

Todo o conteúdo estará disponível gratuitamente a partir do dia 26 de julho no site do projeto. Para garantir a acessibilidade, os vídeos são legendados e com acessibilidade comunicacional em Libras. O evento de hoje é aberto ao público e contará também com a interpretação em Libras.

SERVIÇO

Lançamento “Com A Palavra”

Quando: 25 de julho, às 19h.

Onde: Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim. Casarão Cerqueira Lima,

Rua Muniz Freire, 23, Cidade Alta, Centro, Vitória.

Este vídeo pode te interessar

Entrada gratuita (classificação 14 anos)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais