Jalan Jalan: novo café traz eventos culturais de graça a Vitória

Jalan Jalan é uma iniciativa de uma editora capixaba e quer promover desde lançamentos de livros até eventos com escritores do Brasil todo; local tem bistrô com comidinhas, cafés e cervejas selecionadas

Publicado em 23/08/2019 às 18h29

Atualizado em 23/08/2019 às 21h01

Foto: Ricardo Medeiros

Criar espaços alternativos para manifestações culturais já é uma prática que os artistas têm buscado bastante. Plataformas online, lojas compartilhadas e até restaurantes estão servindo de espaço para exposições que auxiliam artistas a divulgarem seus trabalhos. Nesta onda, surge um novo local na Praia do Canto, em Vitória, que pretende movimentar a cena cultural.

Localizado na antiga livraria Dom Quixote, o Jalan Jalan chega com a proposta de integrar arte, literatura e café. Assim, o espaço oferece uma micro-galeria, venda de livros e sede para os mais variados tipos de difusão artística. 

> Na web ou em feiras, veja novas formas de artistas exporem suas obras

Lógico que a gastronomia não fica de fora deste cardápio. Um bistrô com comidinhas, cafés especiais e cervejas selecionadas também é protagonista no empreendimento, que é a terceira operação que a editora Cousa monta em Vitória.

> Quer receber todas as novidades de cultura e entretenimento do ES? CLIQUE AQUI e participe do grupo de Whatsapp do Divirta-se

Data: 23/08/2019 - Jalan Jalan Café. Espaço que reúne café, literatura e arte na Praia do Canto, em Vitória.
Foto:Ricardo Medeiros
Data: 23/08/2019 - Jalan Jalan Café. Espaço que reúne café, literatura e arte na Praia do Canto, em Vitória.

FORTALECIMENTO

Já são dois espaços que a editora possui no Centro da Capital e a ideia é expandir essa rede de fortalecimento da arte pelo Espírito Santo afora. De acordo com o coordenador da Cousa, Saulo Ribeiro, o modelo de café literário não é novo. Até por isso, a opção deles foi dar uma cara nova à modalidade com o Jalan Jalan: "Une literatura, café e arte. No Centro, nossos dois espaços - na Gama Rosa e Rua 7 - são muito bem recebidos e, pelo que estamos vendo, na Praia do Canto, o público também vai prestigiar bem a programação".

> Logos Hope, maior livraria flutuante do mundo, ficará 14 dias em Vitória

Apesar de não estar oficialmente inaugurado, o espaço já está funcionando das 15h às 22h, horário que deve permanecer pelas próximas semanas, a não ser quando tiver um evento agendado. Neste sábado (24), o local sediará "Um Brinde a Peter Fonda", com o cineasta Alexandre Serafini e o escritor Caê Guimarães, a partir das 16h.

Foto: Ricardo Medeiros

Na próxima terça (27), a partir das 18h, será a vez de "Feira de Papel", um evento que vai juntar quatro editoras capixabas independentes para mostrarem um pouco do seu trabalho e publicações. Ainda no dia 31 deste mês, o escritor Henrique Rodrigues virá do Rio de Janeiro lançar "Previsão Para Ontem", com bate-papo e mediação feita por Luara Ramos.

> Vila Velha ganha loja compartilhada para artistas venderem suas obras

"A ideia é movimentar ao máximo e abrir espaço para os interessados terem uma oportunidade de mostrar o trabalho. Temos uma micro-galeria, por exemplo, que não queremos que fique vazia nunca. Ela é capaz de comportar exposições fotográficas e queremos, de forma contínua, sediar as obras de algum artista lá", reitera.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ver essa foto no Instagram

Cafezaços, bolos artesanais, livros, arte... Abertos até as 21h. Vem que tá lindo! Estamos aqui na Av. Rio Branco, 1083. #jalancafe #cafeespecial #praiadocanto

Uma publicação compartilhada por Jalan Jalan (@jalancafe) em

CURADORIA

Para que aconteçam, os eventos são submetidos a uma curadoria. Durante esse processo, o interessado manifesta a vontade de realizar uma programação, vê de que forma pode viabilizá-lo e apresenta uma proposta à organização. Em seguida, de acordo com a área de interesse, alguém da coordenação do Jalan Jalan vai estudar de que jeito a manifestação cultural pode acontecer.

"Por enquanto, estamos indo atrás dos eventos. Mas a gente quer que as pessoas tenham essa vontade. E é só procurar, qualquer um que tenha interesse. A gente analisa e conversa, vê como dá para fazer", corrobora.

SERVIÇO

JALAN JALAN

Café com exposições e encontros literários

Onde: Av. Rio Branco, 1083, Praia do Canto, Vitória

Funcionamento: 15h às 22h

EVENTOS

"Um Brinde a Peter Fonda"

Convidados: cineasta Alexandre Serafini e escritor Caê Guimarães

Data: 24 de agosto de 2019 (sábado), às 16h

"Feira de Papel" - Livros direto das editoras para @s [email protected]

Editoras participantes: Cousa, Cândida Editora, Pedregulho, Maré

Data: 27 de agosto de 2019 (terça-feira), às 18h

"Lançamento de 'Previsão Para Ontem', livro de Henrique Rodrigues"

Mediação: Luara Ramos

Data: 31 de agosto de 2019 (sábado), às 16h

Compartilhe



Mais no Gazeta Online