> >
Único museu federal no ES, Solar Monjardim é fechado para obras

Único museu federal no ES, Solar Monjardim é fechado para obras

Local será interditado para visitações por tempo indeterminado a partir desta terça-feira (3)

Publicado em 7 de setembro de 2019 às 19:00

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Varanda que liga os cômodos do Museu Solar Monjardim, em Santa Cecília, bairro de Vitória. (Pedro Permuy)

A partir desta terça-feira (3) o Museu Solar Monjardim, em Vitória, será fechado para visitação por tempo indeterminado. O local será submetido a obras estruturais que devem ser iniciadas em breve. Piso, forro, telhado e drenagem da construção do século XVIII e do terreno devem ser refeitos para preservar a história do espaço. As obras de arte e móveis que compõem o acervo do sítio histórico não estão inseridos neste pacote de reformas, mas estão sendo submetidos a um processo à parte de conservação.  

O Museu Solar Monjardim, em Santa Cecília, bairro de Vitória. (Pedro Permuy)

De acordo com o diretor do Solar Monjardim, Evaldo Portela, a questão das obras já está bem encaminhada. "Estamos lutando por essas obras já há algum tempo em conjunto com o Iphan e agora finalmente reunimos as condições para executá-las, pois o Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM já garantiu a verba necessária para sua realização", fala. 

Aspas de citação

Foi uma decisão difícil, já que o museu vem vivendo um momento excelente, batendo inclusive todos os seus recordes de visitação, mas necessária por questões de segurança e tomada de maneira muito criteriosa

Evaldo Portela, diretor do Museu Solar Monjardim
Aspas de citação

Em janeiro deste ano, reportagem da Gazeta mostrou como é o museu por dentro, detalhando todo o acervo que ele possui e parte do tour que é feito com a visitação guiada. Além do casarão, propriamente dito, o Solar Monjardim ainda possui uma área externa para atividades extras e um anfiteatro com capacidade para 100 pessoas. 

 

Cômodo do Museu Solar Monjardim, em Santa Cecília, bairro de Vitória. (Pedro Permuy)
Cômodo do Museu Solar Monjardim, em Santa Cecília, bairro de Vitória. (Pedro Permuy)

Este vídeo pode te interessar

O anfiteatro do Museu Solar Monjardim. (Divulgação)

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais