Ana Carbatti vive a sambista no espetáculo 'Clementina, Cadê Você?', que chega ao Teatro Carlos Gomes neste fim de semana

Publicado em 29/03/2016 às 12h41

Atualizado em 29/03/2016 às 12h48

É no intervalo das gravações da próxima novela das 19h da Globo, “Haja Coração”, que Ana Carbatti conversa com o C2 sobre o espetáculo “Clementina, Cadê Você?”. A atriz, que viverá a mãe de Malvino Salvador na releitura de “Sassaricando”, encena o musical em Vitória neste fim de semana com quatro sessões no Teatro Carlos Gomes, no Centro.

A montagem, que por meio de uma narrativa não linear conta a vida da cantora de samba Clementina de Jesus, falecida em 1987, estreou em outubro de 2013 e, desde então, segue fazendo sucesso por festivais e turnês Brasil afora.

“A Clementina é uma das vozes e figuras mais importantes da música brasileira. Ela representa um marco na história do cancioneiro popular. Influenciou dezenas de outros compositores da época. Quem conhece a música brasileira e não conhece a Clementina, na verdade não conhece a música brasileira”, declara Ana.

Foi em 2013 que a atriz foi convidada pela diretora Duda Maia a viver a cantora nos palcos – e aceitou prontamente o convite. “Era um trabalho que representava para mim um desafio visível. Vinte anos mais velha do que eu, com histórico completamente diferente do meu, achei que podia ser um ótimo desafio na carreira, e tem sido”, conta.

Desafios

Doméstica e neta de escravos, Clementina de Jesus foi descoberta como cantora apenas aos 63 anos, na década de 1960. Considerada rainha do partido alto, tornou-se uma das mais importantes sambistas do Brasil. Para contar a sua história, o musical tem, ao todo, 25 canções, todas executadas ao vivo.

Além de Ana Carbatti, o espetáculo conta com outros cinco atores, também cantores. “O espetáculo foi calcado principalmente nas músicas. Não fazia sentido pegar uma ideia cronológica, pois o que interessa é o que ela deixou. A música é o mais importante.”

Para viver Clementina, Ana assistiu a vários vídeos, a fim de encontrar trejeitos e modos de falar. “Quando comecei o musical, a conhecia, mas não era uma conhecedora profunda. Comecei a ouvir bastante para deixar entrar em mim. A gente fez um trabalho muito delicado, e isso foi muito importante. Fomos descobrindo a Clementina dentro do meu corpo e da minha voz, então não é nada estereotipado”, afirma.

A questão da fuga do estereótipo é bastante frisada por Ana. Em nenhuma momento ela quis fazer uma imitação. “Não tinha nenhuma interesse em fazer uma cópia, não sou capaz de fazer isso. Não sou uma boa imitadora. E não é para isso que o trabalho se destina. Conseguimos viver uma Clementina que está dentro de mim e de todos nós (da produção). Isso me deixa muito tranquila.”

Segundo a atriz, a personagem por si só é um grande desafio, afinal, é uma personalidade, e não um papel criado na ficção. “Acho difícil dar vida, no palco, a uma pessoa que existiu. Ela não é só uma pessoa, ela é uma representação dentro da música. E esse desafio não terminou com a estreia do espetáculo. Todos os dias que tenho que apresentar, vou com um frio na barriga”, comenta. “Estou lidando com uma matéria prima que tem muitas referências. Muita gente a conhece e assistiu aos seus shows. É uma experiência desafiadora”, completa.

Em “Haja Coração”, novela que ocupa o tempo de Ana Carbatti junto com o espetáculo, a atriz viverá Nair Pereira, mãe adotiva de Apolo (Malvino Salvador), Adônis (José Loreto) e Larissa (Marcella Valente). A estreia do folhetim está prevista para maio.

“Ela é mãe desses três irmãos, que perderam os pais muito jovens. É uma professora, muito dedicada aos filhos e ao trabalho”, antecipa Ana.

Clementina, Cadê Você?

Quando: sábado (2) e domingo (3), às 18h e às 20h.

Onde: Teatro Carlos Gomes, Praça Costa Pereira, Centro, Vitória.

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Assinantes de A GAZETA têm 50% de desconto. À venda na bilheteria do teatro e no site www.ingresso.com.

Informações: (27) 3132-8399, (27) 3029-2765 e no site www.wbproducoes.com.

Compartilhe



Mais no Gazeta Online