> >
1ª trans no Miss Universo, miss Espanha rebate miss Colômbia

1ª trans no Miss Universo, miss Espanha rebate miss Colômbia

No Instagram, Angela Ponce responde críticas e pede "respeito"

Publicado em 9 de outubro de 2018 às 12:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Estudante de comunicação social e miss Colômbia 2018, Valeria Morales Delgado causou polêmica ao dizer que "o reino da beleza, como é o Miss Universo, foi feito para mulheres que nascem mulheres. Acho que para ela também seria uma desvantagem. Então é por isso que você tem que respeitar a ideia, mas não compartilhá-la", disse. A declaração dada ao canal de TV RCN repercutiu como uma provocação (preconceituosa) à Miss Espanha Angela Ponce, que é trans. Coroada em junho, ela será a primeira mulher trans a participar do Miss Universo, em dezembro.

A miss Espanha Angela Ponce será a 1ª mulher trans a participar do Miss Universo. (Reprodução/Instagram @angelaponceofficial)

Em sua conta no Instagram, Angela respondeu à miss Colômbia. "Respeito você e a sua opinião, mas não quero chegar ao Miss Universo com nenhum preconceito em relação a ela ou a qualquer outra companheira. Quero viver uma experiência linda e, se ela quiser, podemos nos conhecer, assim como eu quero conhecê-la", escreveu.

"Nunca tentarei mudar sua opinião, porque essa não é a minha função. Meu propósito é tornar minha realidade conhecida e falar ao mundo um pouco sobre educação da diversidade, que é tão escassa, um fator importante e que sem dúvida acabaria com tanto bullying, preconceitos e violência. Peço respeito, tanto para a minha colega @valeriamoralesd quanto para mim", defendeu.

Não é a primeira vez que Angela ouve críticas à sua participação no concurso. Em agosto, num programa popular da TV chilena e hispânica, o Don Francisco, ela rebateu esse tipo de comentário quando questionada sobre o que diria a seus detratores.

"Eu sou uma mulher. Sou uma mulher trans e tenho o direito de estar lá", falou. "Então eu digo a eles [os críticos] que respeitem porque as regras do Miss Universo me permitem participar", afirmou.

Este vídeo pode te interessar

"Não sou um homem querendo ser uma mulher. Nunca fui isso. Sou uma mulher nascida em circunstâncias diferentes e acho que me encaixo no espectro de diversidade que engloba ser mulher. Pediria a eles que sejam mais respeitosos", concluiu.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais