> >
Vitória recebe degustação de vinhos portugueses do Alentejo

Vitória recebe degustação de vinhos portugueses do Alentejo

Grande Prova de Vinhos do Alentejo passará por cinco cidades brasileiras, começando pela capital capixaba, no dia 16/09. Evento terá 10 produtores e 70 rótulos.

Publicado em 13 de setembro de 2019 às 17:18

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vinhos portugueses são tema de degustação e palestras no Hotel Ilha do Boi . (Reprodução/ Shutterstock)

Curte vinhos portugueses? Na próxima segunda, 16 de setembro, Vitória receberá a Grande Prova de Vinhos do Alentejo, evento destinado a iniciantes no universo da bebida, experts e profissionais de Gastronomia. Estarão presentes 10 produtores da região do Alentejo, em Portugal, com aproximadamente 70 rótulos para degustação.

A prova será aberta a profissionais de Gastronomia e imprensa das 15h às 17h, e ao consumidor das 17h às 20h, mediante taxa de R$ 30 já com a taça de degustação inclusa. No mesmo dia, a competição "O Melhor Sommelier - Vinhos do Alentejo no Brasil" vai premiar dois profissionais capixabas do setor com uma viagem pelas vinícolas portuguesas.

Além da degustação, haverá duas palestras com o jornalista Alexandre Lalas, crítico da "Revista de Vinhos de Portugal". A primeira, restrita a profissionais do setor e imprensa, trata do tema "Arinto – A Eletricidade do Alentejo", em que os participantes poderão saber mais sobre a casta tipicamente alentejana que dá frescor e tensão aos vinhos brancos.

Na segunda palestra, aberta aos consumidores, Lalas discutirá sobre "Elegância versus Potência – Os Dois Lados do Alentejo". Durante a degustação comentada, a plateia poderá compreender o motivo de todos os estilos de vinho, desde os delicados até os robustos, serem encontrados na região.

SOBRE OS VINHOS DO ALENTEJO

Líder do mercado português de vinhos, com 37% em volume e 40% em termos de valor, a região do Alentejo tem no Brasil o seu principal mercado importador. Somente em 2018, foram trazidas para o país 4,6 milhões de garrafas.

O evento, que visa consolidar e ampliar essa presença no país, é promovido pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA), organismo que certifica e promove os vinhos da região. Durante o mês de setembro, a prova será realizada em cinco capitais brasileiras para apresentar o que há de melhor nesse terroir português.

SERVIÇO:

Grande Degustação Vinhos do Alentejo em Vitória

Quando: segunda-feira, 16/09, das 15h às 17h (profissionais do setor e imprensa) e das 17h às 20h (público em geral).

Onde: Senac Ilha do Boi Hotel Rua Bráulio Macedo, 417, Ilha do Boi, Vitória. 

Quanto: R$ 30, com cadastro prévio no site.

Vinícolas confirmadas: Carmim - Reguengos, Cartuxa - Fundação Eugênio de Almeida, Casa Relvas, Corte de Cima, Esporão, João Portugal Ramos, Herdade do Peso, Herdade dos Cotéis, José Maria da Fonseca e Monte da Capel.

Degustações comentadas: "Arinto: a Eletricidade do Alentejo" (17h) e "Elegância X Potência: os Dois Lados do Alentejo" (18h).

Este vídeo pode te interessar

Mais informações: Instagram.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais