Notícia

Neve no Espírito Santo? Há quem jure de pés juntos que já viu!

A capixapédia, a enciclopédia de curiosidades do Espírito Santo, foi atrás desse fato e tem a resposta

"Sempre quis tirar uma grande dúvida: moramos em um Estado em que tem uma grande diversidade de clima. Sei que aqui não é como no Sul do Brasil, mas segundo a Wikipedia, já houve registro de neve aqui no Espírito Santo, mais precisamente no Pico da Bandeira. Sempre quis saber se é verídico ou não".

Felipe Lima, internauta

Claro que essa é uma imagem meramente ilustrativa
Claro que essa é uma imagem meramente ilustrativa
Foto: Divulgação / Creative Commons

Flocos branquinhos e fofinhos caindo do céu, cobrindo casas e montanhas de uma manta branca que faz tudo parecer açucarado... Tem quem viva uma vida toda sem nunca ter visto neve e seria um sonho descobrir que esse fenômeno meteorológico, tão famoso em filmes da Disney, pode ocorrer no nosso querido Espírito Santo. Será?

De fato, na página da Wikipédia sobre ocorrências de neve no Brasil consta um pequeno parágrafo sobre o Espírito Santo. Ele diz o seguinte: "No Espírito Santo, onde é raro de se ver neve, ocorre no Pico da Bandeira, montanha localizada na divisa com o estado de Minas Gerais. Foram registradas precipitações de neve nos anos de 1973, 1986, 1997, 2012 e 2013, desde o início da medição, em 1968"

"Incrível!", pensamos. Mas, como a nossa Capixapédia preza por explicações mais fidedignas e científicas, fomos atrás de registros oficiais dos fatídicos episódios de neve.

Leia mais curiosidades da Capixapédia aqui!

A primeira tentativa foi com o Incaper, o instituto responsável por nos fornecer informações sobre a meteorologia em nosso território. Segundo o órgão, desde que começaram as medições, em 1924, não há registro de neve, nem no Caparaó, nem no resto do Estado. 

No entanto, fomos mais longe e procuramos o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, para ter uma segunda opinião. Após ouvir risadas do meteorologista de plantão pelo telefone, ele explicou: não há registro de neve no Espírito Santo pois, para que haja neve, é preciso mais do que temperaturas negativas.

"A neve é resultado de alta umidade do ar, temperatura negativa e uma massa de ar polar, que no caso do Brasil, só pode vir do sul. No entanto, quando a massa chega na altura do Espírito Santo, ela já não é mais polar, já perdeu muita força, por isso é praticamente impossível nevar aí", informou entre gargalhadas.

O Fabrício Onofre Louzada já subiu o Pico da Bandeira seis vezes. Durante uma das expedições que organizou para a montanha, ele registrou a geada no local. Dá até pra confundir com neve
O Fabrício Onofre Louzada já subiu o Pico da Bandeira seis vezes. Durante uma das expedições que organizou para a montanha, ele registrou a geada no local. Dá até pra confundir com neve
Foto: Foto do leitor | Fabricio Onofre Louzada

O Anderson Nascimento, administrador do Parque Nacional do Caparaó, confirma: apesar de haver boatos e até imagens do vale do Caparaó supostamente nevado, não há qualquer registro de que o fato tenha realmente acontecido. Ele acredita que as frequentes geadas que ocorrem no local, principalmente nos meses de inverno, tenham alimentado essa lenda.

"Quando há congelamento do orvalho no inverno, a paisagem amanhece toda branquinha. Realmente parece que nevou, mas é só a geada", disse Anderson. No entanto, ele afirma que os funcionários mais antigos do parque juram de pés juntos que já viram a neve caindo do céu.

O boato é forte e até Joel Emerik, 51 anos, nascido e criado na região, afirma que também já ouviu falar. No entanto, ele já andou o parque inteiro durante toda a vida e neve que é bom, até hoje, nada. "Tem névoa, chuva de granizo, geada, mas neve nunca vi não", contou.

Por último, contactamos o Climatempo, fonte utilizada pelo autor do artigo da Wikipedia responsável por toda a nossa investigação. "Não, não nevou no Espírito Santo. A pessoa que publicou o artigo usou o link de um comentário que um dos nossos internautas fez em uma matéria sobre neve", afirmou a assessoria do serviço de meteorologia.

Pois é, Felipe, parece que, por enquanto, nosso sonho de esquiar no Pico da Bandeira vai ter que esperar. Talvez até a próxima era do gelo. 

A Capixapédia tem como objetivo divulgar curiosidades, fatos históricos, desvendar enigmas e tratar de assuntos diretamente relacionados ao Espírito Santo. Tem alguma curiosidade? Conhece algo curioso sobre o Estado e quer compartilhar com a gente? Mande um email para [email protected]

Ver comentários