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Ambiente fértil para todas as empresas


Ambiente fértil para todas as empresas

Linha de produção industrial
Linha de produção industrial
Foto: Arquivo/AG

Da indústria de porcelanas e cerâmicas à empresa familiar que fabrica produtos capilares. Do amparo à gestante a trailer especializado na venda de batatas recheadas. Não é só no nome que o Espírito Santo é abençoado. Aqui o terreno é fértil para a criação de novas oportunidades de negócios. Seja pela localização, seja pelos programas de incentivo ao desenvolvimento ou pela logística, o Estado não para de atrair empreendimentos que movimentam a economia e geram emprego e renda para a população.

Fabricação de porcelanas do Espírito Santo
Fabricação de porcelanas do Espírito Santo
Foto: Divulgação/Oxford

É o caso, por exemplo, da fábrica catarinense Oxford. Líder nas Américas no segmento de produtos em porcelana e cerâmica, a empresa escolheu o Espírito Santo para instalar a sua primeira unidade fora de Santa Catarina. A escolha por São Mateus, no Norte do Estado, levou em consideração uma série de fatores.

“Precisávamos encontrar um Estado onde houvesse disponibilidade de mão de obra e fornecimento de gás natural, para servir de energia para os nossos fornos. Depois de longa pesquisa e avaliação, ficamos num impasse entre o Espírito Santo e a Paraíba”, conta Antônio Marcos Schroth, diretor da Oxford.

“Mas, quando a questão passou a ser a facilidade logística para a distribuição, a vantagem ficou com a Região Norte capixaba. A cidade de São Mateus é muito bem localizada tanto em termos portuários como na proximidade dos principais mercados de consumo, no Sudeste e no Nordeste”.

Outro atrativo para a Oxford foram os programas de incentivo ao desenvolvimento oferecidos pelo Governo do Estado. Em especial, o Invest-ES (Programa de Incentivo ao Investimento no Estado do Espírito Santo).

Outro aspecto é o fato de São Mateus estar situado em área da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste). Inaugurada em julho do ano passado, num investimento de R$ 60 milhões, a fábrica da Oxford iniciou suas atividades no Estado empregando 350 funcionários e com capacidade de produzir até 15 milhões de peças. A produção capixaba já está sendo exportada para Espanha, México e boa parte da América do Sul.

“Queremos expandir essa exportação para outros países, em outros continentes. O plano inicial também era dobrar o tamanho da fábrica, em São Mateus, num período de sete anos. Esperamos atingir essa meta de crescimento”, almeja Antônio Marcos, da Oxford.

Zilma Bauer Gomes comanda fabricação de produtos capilares
Zilma Bauer Gomes comanda fabricação de produtos capilares
Foto: Arquivo/AG

As empresas familiares também têm grande importância no mercado capixaba. É o caso da Ervas Naturais, uma indústria e distribuidora de produtos capilares com atuação em todo o país. Há 20 anos no mercado, a empresa investe no desenvolvimento de soluções de beleza para os cabelos da mulher brasileira.

A diretora e cofundadora da companhia Zilma Bauer Gomes afirma que conta com mais de 100 produtos lançados atua em 18 estados brasileiros, entre eles São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Minas Gerais e Bahia.

“A empresa já existia há 20 anos quando, em 1998, começou a crescer e conquistar novos mercados. É uma marca familiar. Somos em três sócios: eu, meu marido e meu irmão. E nossos filhos já estão assumindo papéis na direção do negócio. Não queremos que o negócio morra conosco”, explica Zilma.

Com uma fábrica instalada em Vila Velha, a Ervas Naturais prepara novos investimentos. “Acabamos de adquirir um galpão, em Santa Inês (Vila Velha), onde será erguida a nova sede. O investimento total chegará a quase R$ 2,5 milhões. As obras devem começar no ano que vem e a inauguração, será em 2019”, projeta Zilma.

“A nova fábrica terá 850 metros quadrados de área construída e outros 450 metros quadrados de terreno. Será mais sustentável, com reaproveitamento de água da chuva e uso de energia solar. A expectativa é que a nossa produção triplique”.

A planta industrial atual, situada em Jardim Colorado, transformada num novo negócio, ainda a ser revelado. Até lá, os sócios se dedicam à formatação de um novo modelo de vendas para os produtos da Ervas Naturais. 

“O cliente precisa ser multicanal. Deve encontrar o produto num salão de beleza e também numa loja física, por isso criamos um showroom, no Centro de Vila Velha: o Espaço Ervas Naturais. É um modelo de distribuição exclusiva, com centro de treinamento, para cursos de cabelos e de aperfeiçoamento”, destaca a empresária.

Zilma explica que o segmento químico no Estado é um exemplo da diversidade que tem tomado o Espírito Santo. “Temos grandes e pequenos conduzindo negócios inovadores. Recentemente assinamos a inclusão do setor no Compete-ES (Contrato de Competitividade), do governo do Estado, o que tem contribuído para o fortalecimento dessas atividades”.