Mulheres se destacam no empreendedorismo

Talento feminino no mundo dos negócios


Talento feminino no mundo dos negócios

Romina Amarante atua no Espaço Vida Materna
Romina Amarante atua no Espaço Vida Materna
Foto: Cris Coelho

Ela já foi cozinheira, saladeira e até gerente em diferentes restaurantes. Até que, depois de anos de experiência, resolveu ir à luta por conta própria. Dessa forma, há quatro anos, Ducilene Guidoni montou o “Stop da Batata”, que funciona na Praça Central de Cobilândia, em Vila Velha.

Ducilene é uma das 97.974 mulheres microempreendedoras individuais do Espírito Santo, de acordo com a base de dados da Receita Federal do Brasil, em números de agosto de 2016. Do total de MEIs do Estado, 49% são do sexo feminino.

“Vale a pena trabalhar por conta própria. Montei o Stop onde sirvo diversos tipos de batatas recheadas. Trabalho todos os dias, porque, se não apareço, os clientes até reclamam”, garante Ducilene, que conta com a ajuda do marido no negócio.

O sucesso do empreendimento, que começou num carrinho, fez Ducilene investir na ampliação do serviço. Com o auxílio do Nosso Crédito, programa operado entre o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), a  Agência de Desenvolvimento em Rede do Espírito Santo (Aderes), o Banco do 

Estado do Espírito Santo (Banestes), a Prefeitura de Vila Velha e o Serviço de  Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae-ES), ela  conseguiu um crédito para comprar um trailer e aumentou as vendas em 40%.

Com esse espírito empreendedor, Ducilene ajuda as mulheres a serem maioria entre os MEIs, na área de comércio: 53%. O domínio feminino também é registrado nos serviços (54%).No setor industrial, as mulheres  também tomam a dianteira, com 59% dos MEIs.

As mulheres tem apostado em negócios inovadores, mostrando que o empreendedorismo não significa apenas abrir uma empresa. A fisioterapeuta  Romina Amarante tem explorado um ramo, na área da saúde, que era pouco conhecido no Estado. Ela tem se dedicado a cuidar especialmente da saúde das gestantes.

Assim, para preparar física e emocionalmente as futuras mamães para um parto tranquilo, a empresária idealizou o Espaço Vida Materna, que completará um ano de funcionamento em junho. Empreendimento que surgiu para atender uma área em crescimento, mas ainda carente de serviços no Espírito Santo.

“Quando cursei Educação Física, fiz uma disciplina que envolvia trabalho com gestantes. Depois, fui fazer fisioterapia e percebi que não havia muitos  serviços nessa área, em Vitória, voltados às futuras mamães. Então, busquei especialização em obstetrícia, na Escola Paulista de Medicina, em São Paulo. Já estava atuando há 9 anos nesse segmento, quando, no ano passado,  investi na criação do Espaço Vida Materna”, conta Romina.

No Espaço, são oferecidos serviços completos para as gestantes, como nutricionista infantil, psicólogo, tratamento de diástase abdominal, pilates  funcional (para a mãe e o bebê), pediatria, primeiros socorros infantil, técnicas de amamentação e até fotografia.

“Trabalhar com gestante exige 101% de responsabilidade. Por isso, no Espaço, todos os profissionais são especializados”, deixa claro Romina. “As mulheres querem, cada vez mais, fazer parto normal. Então a demanda só tende a aumentar e já penso em expandir o espaço nos próximos anos”.