> >
Brasil enfrenta gigantes da Rússia no Mundial de vôlei

Brasil enfrenta gigantes da Rússia no Mundial de vôlei

Rivais foram os algozes da seleção na Liga das Nações

Publicado em 26 de setembro de 2018 às 13:31

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
O levantador Bruninho e o central Lucão: armas contra a forte Rússia . (Fivb/Divulgação)

A seleção masculina de vôlei estreia nesta quarta-feira (26) na terceira fase do Mundial contra um adversário indigesto: a Rússia. Os dois times já se enfrentaram duas vezes nesta temporada, na Liga das Nações, com uma vitória para cada um. Na etapa inicial, o Brasil ganhou por 3 sets a 1.

Depois, na semifinal, os russos levaram a melhor, com 3 a 0, e acabaram campeões, batendo a França na decisão - o Brasil terminou aquela competição em quarto. O jogo começa às 12h (de Brasília), e o Sportv 2 transmite.

- Toda derrota vem com um aprendizado. Na Liga das Nações, enfrentamos a Rússia quando ela não estava completa, ainda na primeira fase, e vencemos; depois, os enfrentamos em um nível no qual não tínhamos chances naquele momento - reconhece o experiente central Lucão.

Segundo ele, a situação agora é outra:

 

- Vivemos outro momento, tanto física quanto tecnicamente. Acredito que será uma partida totalmente diferente do que tivemos na outra competição, tanto para eles quanto para nós.

Itália x Sérvia

Considerando a campanha no Mundial, o Brasil chega com o retrospecto um pouquinho melhor. Foram oito jogos e sete vitórias, com apenas uma derrota, para a Holanda. Já a Rússia perdeu duas vezes. Nada que torne o confronto menos difícil.

- A seleção russa é uma seleção que joga baseada na força, no poder de saque e no bloqueio muito alto. Tem uma margem de erro grande. É um jogo no qual temos que ter muita paciência - analisa o técnico Renan Dal Zotto. - É um time que tem entre seus centrais vários "gigantes". Muserskiy (de 2,18m) é mais fixo, os outros três rodam muito, mas, como característica, não mudam muito. Jogam muito pelo meio no início dos sets, e depois se baseiam muito no oposto e nos dois ponteiros. É uma missão dura enfrentar esses caras.

 

Brasil e Rússia estão no Grupo I, que ainda tem os Estados Unidos, com quem a seleção de Bruninho, Lucão e Cia. joga na sexta-feira. Já no Grupo J estão Itália, Sérvia e Polônia. Os dois primeiros também se enfrentam nesta quarta-feira, mas às 16h15, com Sportv 2.

Os dois primeiros de cada grupo vão disputar as semifinais, no sábado. O Brasil busca o quarto título da competição - a decisão será no domingo. Na última edição do Mundial, em 2014, a seleção perdeu para a Polônia e ficou com a medalha de prata. Em 2002, 2006 e 2010, foi campeã.

Este vídeo pode te interessar

Já a seleção feminina começa sua campanha no Mundial na madrugada de sábado (1h40, de Brasília), contra Porto Rico, em Hamamatsu, no Japão. A equipe do técnico José Roberto Guimarães vai brigar pelo título inédito do torneio.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais