Notícia

Um eliminado, outro 'quase' e exceção uruguaia: sul-americanos na Rússia

Seleções do continente têm rendimento inferior ao de quatro anos atrás; nesta sexta, Brasil tenta melhorar esse rendimento diante da Costa Rica

Publicado em 22/06/2018 às 05h05

Em 2014, cinco das seis seleções sul-americanas na disputa avançaram às oitavas de final. Na segunda rodada da fase de grupos de 2018, das cinco que estão na Rússia, uma já está fora, outra "respira por aparelhos" e duas buscam reação após má estreia. O Uruguai é o ponto dissonante. Venceu Egito e Arábia Saudita e garantiu antecipadamente sua vaga na próxima etapa. Confira abaixo:

APÓS 36 ANOS
O Peru não participava de uma Copa do Mundo desde 1982. E o retorno foi rapidamente frustrante. A equipe jogou bem na estreia contra a Dinamarca, mas Cueva perdeu um pênalti ainda no primeiro tempo, o ataque desperdiçou inúmeras chances e o castigo veio com uma derrota por 1 a 0. Diante da França, novo resultado negativo e a eliminação precoce, tendo ainda um jogo a disputar. Muitos criticaram o técnico Ricardo Gareca por não ter escalado Guerrero de titular diante dos dinamarqueses, mas o atacante começou jogando a segunda partida e protagonizou erro fatal no gol da França. O time mostrou ímpeto ofensivo sem transformá-lo em gol. Na terça, a equipe se despedirá do Mundial contra a Austrália, seleção que ainda pode se classificar.

CELESTE EFICIENTE
​O Uruguai chegou à Copa com a festejada dupla ofensiva Suárez e Cavani e expectativas pela renovação com ótimos meio-campistas, como Bentancur, Vecino e Arrascaeta. A equipe venceu os dois primeiros jogos, contra Egito e Arábia Saudita, pelo placar mínimo (1 a 0) jogando de forma mais pragmática que plástica. Na segunda, decidirá o primeiro lugar do Grupo A com os anfitriões russos, detentores do melhor ataque do torneio. Apenas a vitória dará a liderança à Celeste. Chegará longe?

VEXAME ARGENTINO
​Na estreia, a desorganizada seleção dirigida por Sampaoli esbarrou no sólido sistema defensivo da Islândia. Conseguiu abrir o placar com Aguero e logo sofreu o empate. O tombo, porém, veio na segunda partida, contra a Croácia. Uma falha grosseira do contestado goleiro Caballero abriu o recital croata: 3 a 0. A Albiceleste corre sério risco de cair na primeira fase. Seca a Islândia nesta sexta contra a Nigéria para depender apenas de si na última rodada. O futebol demonstrado não dá nem certeza de triunfo contra os africanos.

EMPATE NA ESTREIA
​A Seleção Brasileira frustrou a torcida com o empate por 1 a 1 com a Suíça. A equipe teve minutos de ótimo futebol no primeiro tempo e um golaço de Coutinho. Caiu demais de rendimento na segunda etapa após o gol de empate e mostrou defeitos inesperados pelo que foi demonstrado em toda era Tite. Contra a Costa Rica, às 9h desta sexta, o Brasil busca a vitória para terminar a rodada na zona de classificação e ir mais tranquilo ao confronto diante da Sérvia, no dia 27.

EXPULSÃO QUE COMPLICOU
A Colômbia começou com o pé esquerdo. Logo nos primeiros minutos contra o Japão, Carlos Sánchez foi expulso e os japoneses fizeram, de pênalti, o gol. A partir daí, a equipe dirigida por Pekerman não teve forças para reagir. A derrota deixou o cenário delicado. No domingo, o duelo contra a Polônia tem ares decisão. Os poloneses também foram derrotados na primeira rodada - 2 a 0 para o Senegal - e jogam suas fichas na partida.

Fonte: Lancenet

Lancenet

Lance! é um jornal esportivo, com versões impresso e digital. Sediado na cidade do Rio de Janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS