Notícia

Análise: bom futebol apareceu poucas vezes na Copa do Mundo

Os amantes do futebol esperam quatro anos para ver um espetáculo, que deve ser protagonizados pelos grandes jogadores. Mas a Copa ainda está só na promessa. Ao torcedor cabe esperar para ver se a qualidade técnica vai dar o ar da graça na segunda rodada

Publicado em 18/06/2018 às 22h04

A primeira rodada da Copa do Mundo se encerra hoje, e traz com ela uma infeliz coincidência: as grandes seleções não apresentaram um bom futebol. Atual campeã, a Alemanha que encantou o mundo em 2014 e aplicou o trágico 7 a 1 no Brasil parece ter perdido o encanto. Com uma atuação abaixo da crítica foi derrotada pelo México. Já na Argentina, o talento de Messi não se mostrou suficiente para carregar a seleção nas costas. Os hermanos ficaram só no empate com a Islândia.

O Brasil, que assistiu de camarote o sofrimento dos rivais, foi incapaz de aprender a lição. Apenas empatou com a Suíça em um jogo que escancarou as fragilidades do elenco comandado pelo técnico Tite. Inglaterra e França venceram, mas os torcedores que esperavam ver grandes jogadas e tramas envolventes ficaram decepcionados.

Leia também

Espanha e Bélgica estão pouco a frente das demais seleções. A Fúria apostou no bom toque de bola e chegou a colocar Portugal na roda, mas não conseguiu parar Cristiano Ronaldo que só faltou fazer chover na partida que terminou empatada. Os Diabos Vermelhos venceram bem. Um categórico 3 a 0 no Panamá, mas não foram superiores em todos os momentos da partida contra um adversário limitado.

A disposição tática das equipes tem feito a diferença dentro de campo. Se falta talento para Islândia, Tunísia, Suíça, Austrália e tantas outras, sobra disposição e vontade de vencer. Algo que está em falta para alguns craques. Ninguém vai questionar o talento de Messi, Neymar e cia. Entretanto é visível que são jogadores que podem fazer muito mais nos gramados. O aspecto coletivo também não vem sendo bem aproveitado. Os craques abusam das jogadas individuais que não são efetivas. Faltam tabelas e triangulações.

Os amantes do futebol esperam quatro anos para ver um espetáculo, que deve ser protagonizados pelos grandes jogadores. Mas a Copa ainda está só na promessa. Ao torcedor cabe esperar para ver se a qualidade técnica vai dar o ar da graça na segunda rodada.

Ver comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS