Notícia

Blitze da Lei Seca vão flagrar quem bebe e dirige após jogos no ES

Polícia Militar vai intensificar operações em regiões de bares

Publicado em 14/06/2018 às 06h36
-
Atualizado em 14/06/2018 às 06h38
Policiais em blitz: diversos pontos da Grande Vitória serão fiscalizados pelas equipes do Batalhão de Trânsito
Policiais em blitz: diversos pontos da Grande Vitória serão fiscalizados pelas equipes do Batalhão de Trânsito

A equipe do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito estará de olho nos torcedores que estiverem no tráfego após os jogos da Seleção Brasileira. Os agentes irão intensificar o número de blitze na Grande Vitória depois das partidas, principalmente em regiões de bares, para evitar transtornos devido à combinação do uso de bebida alcoólica e direção.

A chefe do setor de Comunicação Social do Batalhão de Polícia de Trânsito, Sônia Ribeiro Pinheiro, explica que as blitze acontecerão durante todo o dia. Mas serão intensificadas após o final dos jogos em avenidas e rodovias próximas a bares e restaurantes com maior concentração de pessoas.

Leia também

Sônia diz que serão feitas operações itinerantes que mudam de ponto de tempo em tempo, conforme acharem necessário. Ela não divulgou o número de locais, operações e o tamanho do efetivo para não atrapalhar a estratégia. “A orientação é que não faça o uso de bebida alcoólica ou deixe o carro em casa. Vai ter blitz.”

Ela acrescenta que isso não atrapalhá o policiamento ostensivo da Polícia Militar na região, que também estará em todas as partes da Grande Vitória. “A nossa intenção é garantir a segurança de condutores e das pessoas que estejam nas ruas e também inibir o cometimento de crimes”, finaliza.

PRAIA DO CANTO

No Triângulo das Bermudas, na Praia do Canto, em Vitória, é esperada a circulação de um grande número de pessoas durante os jogos, devido a concentração de bares. Assim, a prefeitura, em parceria com o 1º Batalhão da PM, discutiram com a Associação de Moradores e Comerciantes estratégias para evitar transtornos.

O secretário municipal de Segurança Urbana, Fronzio Calheira, explicou que serão quatro interdições: Rua João da Cruz, entre a Avenida Saturnino de Brito e a Rua Aleixo Neto; Rua Joaquim Lírio, entre a Afonso Cláudio e o Canal de Camburi; Rua Selimo Vieira Gomes e Manoel Gonçalves Carneiro.

Nos dias de jogos da Seleção, só será permitido o trânsito de veículos de moradores e membros da comunidade de negócios da região. Duas horas antes do início e quatro horas após o término das partidas, ocorrerá o bloqueio dessas vias, não sendo permitido nenhum trânsito de veículos.

No local, também será proibido o uso de carro de som e festas em via pública não foram liberadas. “A região naturalmente atrai pessoas, não liberaram os eventos em via pública, como telões na rua, porque poderia ocasionar uma superlotação. As ações irão evitar possíveis transtornos.”

Guarda Municipal auxiliará na fiscalização de ambulantes, uso de carro de som e contribuirá no patrulhamento da região. A multa para quem estiver com carro de som é de R$ 6.534,54.

APLICATIVO PARA MULTAR MOTORISTAS

Dentro de alguns meses, os policiais militares do Espírito Santo poderão usar aparelhos de celular para aplicar multas de trânsito. A inovação acontece por conta da utilização de um aplicativo que está em fase de testes. O sistema foi batizado como Baon – uma abreviação de Batalhão Online.

O coronel Antônio Marcos de Souza Reis, comandante do Policiamento Ostensivo da Região Metropolitana de Vitória, afirmou que, além das infrações de trânsito, o aplicativo também será usado para informar as missões diárias de cada policial.

As missões variam da abordagem a ônibus, carros, motos, pessoas em situação suspeita, entre outras. Através do sistema de GPS de cada smartphone, o aplicativo vai traçar um mapa com a localização de todos os policiais em serviço.

A previsão é de que 500 policiais contem com a tecnologia até o final deste ano, e que toda a Polícia Militar esteja equipada até 2019. Todas as multas cadastradas serão enviadas diretamente para o sistema do Detran. “Isso vai dinamizar o trabalho da Polícia Militar”, diz o coronel.

 

 

Ver comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS