Notícia

Griezmann faz 1º gol com uso do árbitro de vídeo em Copas

De pé esquerdo, jogador francês abriu o placar contra a Austrália

Publicado em 16/06/2018 às 15h54
 O jogador Antoine Griezmann, da França, em lance contra a Austrália, durante partida válida pela 1ª rodada do grupo C da Copa do Mundo de 2018, realizada na Arena Kazan, em Kazan, na Rússia, na manhã deste sábado
O jogador Antoine Griezmann, da França, em lance contra a Austrália, durante partida válida pela 1ª rodada do grupo C da Copa do Mundo de 2018, realizada na Arena Kazan, em Kazan, na Rússia, na manhã deste sábado

Antoine Griezmann entrou para a história do futebol mundial neste sábado, na Arena Kazan. O jogador francês do Atlético de Madrid marcou o primeiro gol da história das Copas do Mundo desde o início da utilização do árbitro de vídeo (VAR), implementado nesta edição em andamento, na Rússia. O gol saiu aos 11 minutos do segundo tempo, depois que o atacante foi desarmado ao invadir a área, mas acabou tocado por Risdon, e abriu caminho para a vitória da França, por 2 a 1, sobre a Austrália.

Sem certeza sobre o lance, o árbitro uruguaio Andrés Cunha decidiu consultar a arbitragem de vídeo e, depois de ver as imagens por diferentes ângulos, tomou a decisão de marcar a penalidade, para indignação dos australianos. No entanto, os Socceroos não questionaram a decisão. Esta foi também a primeira vez que o recurso foi utilizado na competição.

Em casos como esse, quem está apitando a partida não é obrigado a pedir o auxílio do VAR, mesmo com tudo sendo analisado através das imagens de 33 câmeras que estão em campo em todas as partidas da Copa.

Caso os árbitros de vídeo não concordassem com a marcação, eles iriam acionar o juiz em campo. Porém, mesmo com a informação fornecida pelo árbitro de vídeo, a decisão final é de quem está apitando. Ele pode acatar ou não a informação do VAR. No lance de Risdon em Griezmann, o juiz uruguaio aceitou.

Na Rússia, numa tentativa de esclarecer os protocolos, a Fifa já avisou que apenas o árbitro de campo pode fazer o gesto quadrado com os dedos, que significa o pedido pelo auxílio do VAR; atletas que repetirem o sinal, numa tentativa de pressionar a arbitragem, serão punidos com cartão amarelo. Em torneios Fifa, o VAR já foi usado nas finais dos últimos dois Mundiais de Clubes e na Copa das Confederações de 2017. As pausas para verificação do lance e a dúvida sobre os momentos em que poderia ser acionado geraram críticas de jogadores e treinadores.

Na cobrança, Griezmann mandou a bola para o lado esquerdo do goleiro, à meia altura, de perna esquerda. O goleiro Ryan pareceu não acreditar em uma boa cobrança: esperou parado no meio do gol e sequer tentou escolher um lado para sair na foto.

As últimas semanas reservaram noticiário intenso sobre Antoine Griezmann. Pretendido pelo Barcelona, o jogador de 27 anos manteve suspense sobre a ida para o clube catalão, considerada certa pela imprensa local. A surpresa aconteceu na quinta-feira, quando o atleta anunciou que permanecerá no Atlético de Madrid.

O francês tem bom retrospecto no clube da capital espanhola, onde chegou em 2014, com um contrato que vai até 2022. Neste período, fez 208 jogos e marcou 112 gols.

Fonte: O Globo

Ver comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS