Notícia

Terminais da Grande Vitória amanhecem vazios em dia de jogo do Brasil

Quem não vai trabalhar nesta manhã, já está se preparando para assistir ao jogo do Brasil contra a Costa Rica, às 9h

Publicado em 22/06/2018 às 07h21
-
Atualizado em 22/06/2018 às 08h01

A sexta-feira (22) é de jogo da Seleção e, com isso, os terminais da Grande Vitória amanheceram vazios. A Segunda Ponte e a Cinco Pontes estão praticamente sem veículos. Quem não vai trabalhar nesta manhã, já está se preparando para assistir ao jogo do Brasil contra a Costa Rica, às 9h. 

No clima de Copa, a reportagem do Gazeta Online passou pelos terminais de Vila Velha, Itaparica e Jardim América. Em Cariacica, a fila da linha 523 é a que mais tem movimento. No entanto, segundo passageiros, o número de pessoas é bem menor do que em dias normais. 

RUAS FECHADAS

Para garantir a segurança dos torcedores na Capital, ruas da Praia do Canto estão interditadas para veículos. Após a partida, as vias permanecerão fechadas até as 15h.

As ruas ficam nas proximidades do Triângulo das Bermudas. Os trechos são: Rua João da Cruz, entre a Avenida Saturnino de Brito e a rua Aleixo Neto; Rua Joaquim Lírio, entre a Rua Afonso Cláudio e o Canal de Camburi; Rua Selimo Vieira Gomes; e Rua Manoel Gonçalves Carneiro.

Guardas municipais também vão ficar de plantão na Rua da Lama, em Vitória. Se tiver necessidade, a via será fechada. Mas ainda está liberada.

ÓRGÃOS PÚBLICOS DO ES NÃO VÃO FUNCIONAR 

Os servidores terão que compensar as horas não trabalhadas
Os servidores terão que compensar as horas não trabalhadas

Apesar de o jogo da Seleção Brasileira contra a Costa Rica acontecer às 9 horas desta sexta-feira (22), o Governo do Estado decretou que não haverá expediente nos órgãos públicos do Espírito Santo no dia da disputa. Somente os serviços essenciais à população serão mantidos.

Outros poderes, como o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), o Ministério Público do Espírito Santo (MPES) e a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), também suspenderam o expediente, ou seja, as horas não trabalhadas terão que ser compensadas nas semanas seguintes.As prefeituras municipais da Grande Vitória também definiram o funcionamento especial para o dia do jogo.

> Copa 2018: veja o que funciona no ES durante jogos do Brasil

O decreto reforçou que os órgãos e entidades, em especial nas áreas de saúde, segurança pública e transporte, e os que funcionam em regime de escala, inclusive o Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), Farmácias Cidadãs e o Faça Fácil de Cariacica não serão paralisados durante o jogo da Seleção.

Os servidores deverão compensar as horas não trabalhadas. Já as prefeituras definiram separadamente como cada uma funcionará. Confira a programação.

> Empresas são obrigadas a liberarem funcionários para assistir jogos?

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Suspendeu o expediente na sexta-feira (22), com o prazo de 60 dias para os servidores cumprirem com as horas não trabalhadas neste dia, segundo os critérios de seus chefes imediatos.

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Suspendeu o expediente na sexta-feira (22). Os servidores vão trabalhar uma hora a mais nas semanas subsequentes a fim de cumprir a carga horária, segundo os critérios de seus chefes imediatos.

MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESPÍRITO SANTO

Suspendeu o expediente na sexta-feira (22), devendo as horas serem compensadas de acordo com a necessidade da unidade e a convocação da chefia imediata.

VILA VELHA

A Prefeitura de Vila Velha definiu o expediente dos servidores públicos municipais durante os jogos da Copa do Mundo da Rússia. Na primeira fase da competição, o Brasil joga duas vezes em horário comercial: no dia 22 de junho, às 9 horas, contra a Costa Rica, e no dia 27, às 15 horas, contra a Sérvia.

> Dia de jogo do Brasil com cara de feriadão na Grande Vitória

A prefeitura estabelece que na sexta-feira (22) os servidores deverão entrar após o jogo, às 13h. E, no dia 27, poderão sair às 13h para assistir a partida.

Caso a seleção brasileira se classifique para as próximas etapas da competição, a PMVV vai informar sobre o expediente aqui no portal oficial na internet e nas redes sociais.

CARIACICA

Devido o jogo de sexta-feira (22), o expediente será suspenso. A Prefeitura de Cariacica adotou o sistema de compensação, com uma hora a mais de funcionamento nas repartições.

VIANA

Nos dias em que as partidas iniciarem às 9 horas, o atendimento ao público e expediente o administrativo iniciará às 13h30. Quando o jogo da Seleção Brasileira começar às 11 horas, o expediente será de 7 às 10 horas. Já nas partidas que iniciarem às 15 horas, o funcionamento se encerrará às 13 horas. Será considerado o horário oficial de Brasília.

Os órgãos que desempenham suas funções em regime de escala ou que não admitem paralisação, como o Pronto Atendimento de Arlindo Vilaschi, estão excluídos da medida.

VITÓRIA

A Prefeitura de Vitória ainda não respondeu à demanda. 

SERRA

A Prefeitura da Serra afirma que analisa uma solução que prejudique menos os serviços municipais. Além disso, destaca que as escolas possuem autonomia para deliberar, junto à comunidade escolar, a suspensão ou não das aulas durante a Copa do Mundo. No entanto, a prefeitura lembra que todas as unidades precisam cumprir 200 dias letivos e, no mínimo, carga horária de 800 horas.

GUARAPARI

Em Guarapari na sexta-feira (22) o expediente terá início depois de 12h.

OUTROS SERVIÇOS

SHOPPINGS

Shopping Jardins

Lojas: 12h às 22 horas

Praça de alimentação: 12h às 23 horas

Shopping Vitória

Lojas e estandes: das 12h às 22h

Praça de Alimentação: 12h às 23h

Shopping Norte Sul

O funcionamento das lojas será facultativo, ficando a cargo de cada lojista o fechamento 20 minutos antes do jogo e 20 minutos depois

Shopping Vila Velha

O shopping funcionará das 11h30 às 22h.

Shoppings Praia da Costa, Mestre Álvaro, Montserrat e Moxuara

Lojas e Quiosques: 12 às 22 horas

Praça de alimentação e lazer: 12h às 23 horas

Shopping Boulevard

Lojas: 11:30 horas às 22h (Facultativo de 10h às 11h30)

Praça de Alimentação: 11h30 às 23 horas

SUPERMERCADOS

Rede Extrabom e Extraplus

Todas as lojas da Rede Extrabom e Extraplus abrirão às 7 horas da manhã e terão suas atividades paralisadas, com fechamento para o público às 8h30, e reabertura programada para 15 minutos após o término da partida.

Masterplace Mall (Reta da Penha)

Lojas abrem após às 11 horas. Hipermercado fecha na hora do jogo e reabre após o término da partida.

Rede Carone e Superatacado SempreTem

Os estabelecimentos fecham 30 minutos antes do jogo e reabrem 30 minutos após a partida. Os colaboradores vão assistir aos jogos nas unidades.

Supermercado Epa

A gerência informou que o supermercado só fechará na hora dos jogos e reabrirá depois.

BANCOS

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que na sexta-feira (22), o atendimento ao público será das 13h às 17 horas. A mudança é válida para todas as agências do Espírito Santo.

 

 

 

Fonte: Gazeta Online

Ver comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS