Notícia

Depois de advertência, Fifa investiga novo vídeo de croata

Vida fez novas menções à Ucrânia e pode ser punido por isso

Publicado em 10/07/2018 às 11h22
O zagueiro Domagoj Vida, da Croácia, ao centro, em jogo contra a Rússia
O zagueiro Domagoj Vida, da Croácia, ao centro, em jogo contra a Rússia

O zagueiro Domagoj Vida, da Croácia, pode ser punido pela Fifa nos próximos dias. Depois de ser advertido, o atleta está sendo mais uma vez investigado por um novo vídeo em que declara apoio a Ucrânia. A Fifa não permite manifestações políticas durante seus eventos.

No vídeo, Vida repete a frase "Glória à Ucrânia!", que já havia motivado a advertência da Fifa ao jogador. Em seguida, ele diz "Belgrado queime", em um insulto à capital da Sérvia, país com conflitos históricos com a Croácia. À BBC, a Fifa afirmou estar apurando o caso. Vida e a Croácia entram em campo nesta quarta-feira, às 15h (horário de Brasília), para enfrentar a Inglaterra pela semifinal.

A primeira declaração política de Vida durante a Copa do Mundo foi após o jogo contra a Rússia, pelas quartas de final. Autor de um gol na prorrogação, o defensor gravou um vídeo ao lado do assistente técnico Ognjen Vukojevic. A frase "Glória à Ucrânia" foi interpretada como uma provocação aos russos, já que foi usada por ativistas anti-Rússia durante os conflitos entre o país soviético e a Ucrânia.

Responsável pela publicação, Vukojevic foi afastado pela Federação Croata de Futebol, que pediu desculpas ao povo russo. Vida sofreu uma advertência da Fifa. Os dois já defenderam o Dínamo de Kiev, da Ucrânia.

Essa não é a primeira manifestação política da Copa do Mundo da Rússia. O atacante Xherdan Shaqiri e o meia Granit Xhaka foram multados pelas referências à bandeira da Albânia durante a vitória sobre a Sérvia, ainda na fase de grupos.

Fonte: O Globo

Ver comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS