Notícia

Suíça x Suécia: o jogo mais polêmico do mata-mata da Copa

Subestimadas, seleções tentam esvaziar repercussões contra atletas naturalizados e pensam em surpreender

Publicado em 03/07/2018 às 08h46
-
Atualizado em 03/07/2018 às 08h47
O jogador da Suíça, Blerim Dzemaili, comemora gol contra a Costa Rica em partida do Grupo E da Copa do Mundo de 2018 no estádio Nizhny Novgorod, em Nizhny Novgorod , Rússia
O jogador da Suíça, Blerim Dzemaili, comemora gol contra a Costa Rica em partida do Grupo E da Copa do Mundo de 2018 no estádio Nizhny Novgorod, em Nizhny Novgorod , Rússia

Duas das seleções que foram mais assunto na Copa do Mundo não exatamente pela bola que jogaram, Suíça e Suécia fazem a partida mais tensa das oitavas de final, nesta terça-feira, 11h de Brasília. Embora classificadas em grupos fortes, com Brasil e Alemanha, ambas conviveram com polêmicas relacionadas a seus atletas naturalizados que chamaram mais atenção que o futebol.

De um lado, os suíços Xhaka e Shaqiri acabaram multados por comemorarem os gols sobre a Sérvia imitando a águia símbolo dos povos albaneses e kosovares dos quais são descendentes. Na trincheira sueca, o zagueiro de origem turca Jimmy Durmaz sofreu insultos racistas da própria torcida após cometer a falta que ocasionou a virada da Alemanha, também na primeira fase.

Nas coletivas das duas equipes, os treinadores evitaram o tema, mas Xhaka, camisa 10 da Suíça, ao menos concedeu entrevista. Mesmo que tenha fingido não entender a pergunta sobre a sua comemoração, ele respondeu a um jogador sueco que defendeu a sua expulsão pelo gesto.

— Provocação faz parte. Já ouvi muitas coisas — disse Xhaka, sem se estender no assunto.

Já o técnico da Suécia, Janne Andersson, foi questionado se Jimmy estaria pronto para jogar depois do episódio, que levou a uma declaração formal do atleta e ao apoio institucional da federação do país. Classificando toda pergunta do gênero como não relacionada ao jogo em si, o treinador deu respostas vazias e não repudiou o ato contra seu jogador.

— Tem que perguntar para ele como está se sentindo. Mas o meu papel é colocar ele em condições de colaborar para o grupo e fazer um grande jogo - avisou.

Em campo, a expectativa é que a Suíça tenha algo mais a mostrar. Sextos colocados no ranking da Fifa, os suíços venceram apenas a Sérvia, no jogo da polêmica comemoração, e empataram com Brasil e Costa Rica. A Suécia fez uma primeira fase melhor, embora sua colocação no ranking seja de número 24. Venceu o México e a Coréia do Sul e perdeu para a Alemanha nos acréscimos. Foi o que motivou o verbo subestimar a aparecer nas perguntas aos treinadores.

— Podemos ser uma surpresa para os que estão nos subestimando - disse o suíço Vladimir Petkovíc.

— Se outros estão nos subestimando, eles têm que falar. Não perco tempo com esses pensamentos - emendou o sueco, questionado se este seria o lado mais fraco da chave no mata-mata da Copa.

Até agora, sim. E o lado de onde saíram surpresas como a Rússia, sacramentando a eliminação da Espanha. Além, claro, da queda alemã. Suécia e Suíça, até mais a primeira, representam a zebra daqui em diante. E é por isso que querem ser lembradas, não por declarações ou gestos políticos que interfiram no futebol que, por mais que não tenham conseguido, pretendem mostrar.

De volta a uma Copa do Mundo depois de 12 anos, a Suécia quer fazer história novamente e relembrar os áureos tempos, dos times que perderam a final contra o Brasil de Pelé em 1958, e o que parou na seleção de Romário em 1994, na Copa dos Estados Unidos. Com presença constante no Mundial, a Suíça não vai às quartas de final desde 1954. Todos querem ir mais longe, seja em um imaginário barco viking ou nas asas de uma águia.

Suécia x Suíça

Suécia: Olsen, Lustig, Lindelof, Granqvist e Augustinsson; Claesson (Durmaz), Svensson, Ekdal e Forsberg; Berg e Toivonen. Técnico: Janne Andersson.

Suíça: Sommer, Lang, Djourou, Akanji e Ricardo Rodríguez; Behrami, Xhaka, Shaqiri, Dzemaili e Zuber; Drmic. Técnico: Vladimir Petkovic.

Local: São Petersburgo.

Horário: 11h de Brasília.

Árbitro: Damir Skomina (Eslovênia).

Transmissão: Rede Globo, Sportv e Fox Sports transmitem a partida ao vivo.

Fonte: O Globo

Ver comentários

ÚLTIMAS NOTÍCIAS