Notícia

Com presença do mundo do futebol, desfile das escolas de São Paulo começa nesta sexta-feira

Carnaval paulista tem diversas escolas ligadas às torcidas organizadas dos clubes

O Carnaval-2019 tem início em grande estilo em São Paulo. Nesta sexta-feira, a partir das 23h15, as primeiras Escolas de Samba do Grupo Especial desfilam no Sambódromo do Anhembi. Diferentemente do que ocorre no Rio de Janeiro, o desfile tem uma presença muito forte do mundo do futebol, com várias agremiações ligadas às organizadas, como é o caso da Mancha Verde, ligada ao Palmeiras e a terceira a desfilar nesta sexta-feira, além da Dragões da Real ( São Paulo) e Gaviões da Fiel (Corinthians) que se apresentarão sábado, no segundo dia dos desfiles.

Vale citar que há também nos grupos de acesso outras escolas ligadas às torcidas: Independente Tricolor (São Paulo, rebaixada para Acesso 1 no desfile passado), além de Torcida Jovem (Santos) e Camisa 12 (Corinthians), ambas no Grupo de Acesso 2. Como detalhe: nenhuma escola ligada a alguma torcida, assim como nenhuma no Grupo Especial, tem o esporte como enredo.

O desfile ocorre no Anhembi e terá a transmissão da TV Globo. Ainda há ingressos para o desfile desta sexta-feira (a partir de R$100), mas para o desfile de sábado há apenas ingresso para camarote, a R$ 800. Acesse o site www.ingressosli-gasp.com.br para ver os bilhetes disponíveis. Caso as entradas não se esgotem, haverá venda na bilheteria do Sambódromo.

Vale o Tri
A atual campeã é a Acadêmicos do Tatuapé, que buscará o tricampeonato. A única escola ligada à torcida que ganhou título é a Gaviões da Fiel (1995, 1999, 2002 e 2003).

Arlindo Cruz
Havia uma grande expectativa de que o sambista Arlindo Cruz, que sofreu um AVC em março de 2017 e é o enredo da X-9 (seu filho, Arlindinho Neto é o autor do samba-enredo) fosse ao desfile num carro alegórico, no que seria a sua primeira aparição publica desde o problema. Mas sua participação acabou vetada.

Desfile do Grupo de Acesso - Rio de janeiro

Embora o Ministério Público do Rio tenha pedido nesta quinta-feira a interdição do Sambódromo do Rio até que receba em mãos os laudos dos bombeiros liberando o local para o desfile das escolas de samba dos grupos especial e de acesso, as autoridades, a previsão dos organizadores é de que todos os documentos estarão regularizados ainda nesta sexta e, com isso, o primeiro dia de desfiles do grupo de acesso deverá ter início às 22h, com as apresentações da Unidos da Ponte, Alegria da Zona Sul, Acadêmicos da Rocinha, Unidos de Santa Cruz, Unidos de Padre Miguel, Inocentes de Belford Roxo e Acadêmicos do Sossego.

No sábado, o desfile também começará às 22h com as seguintes escolas: Unidos de Bangu, Renascer de Jacarepaguá, Estácio de Sá, Porto da Pedra, Império da Tijuca e Acadêmicos do Cubango. Apenas a campeã subirá para o Grupo especial.