> >
Tite abraçou jogadores de confiança para buscar a taça da Copa América

Tite abraçou jogadores de confiança para buscar a taça da Copa América

Em baixa após uma Copa do Mundo decepcionante e criticado pelos fracas atuações nos últimos amistosos, Tite sabe que precisa do título continental

Publicado em 18 de maio de 2019 às 00:15

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura

Tite anunciou nesta sexta-feira (17) a convocação da Seleção Brasileira para a Copa América, que será disputada no Brasil, entre 14 junho e 7 de julho. O treinador deixou muito claro em suas escolhas o quanto o título é importante para sua manutenção no cargo. Em baixa após uma Copa do Mundo decepcionante e criticado pelas fracas atuações nos últimos amistosos, Tite passou por cima de algumas de suas convicções e abraçou jogadores de confiança para tentar o título da competição continental. O treinador sabe que um novo fracasso não será perdoado pela cúpula da CBF.  

Tite anunciou os convocados para a Copa América. (Lucas Figueiredo/CBF)

A manutenção de Neymar na Seleção deixa explícita a incoerência de Tite. O atacante agrediu um torcedor recentemente, após o Paris Saint-Germain perder a final da Copa da França para o Rennes. Uma atitude inaceitável para um atleta profissional. E Tite simplesmente minimizou o episódio. Disse que apenas vai ter uma conversa com Neymar, que provavelmente não será mais o capitão da equipe. Pouco, quando comparado a situação de Douglas Costa, que chegou a ser cortado de dois amistosos por ter cuspido em um adversário, em uma partida da Juventus. Com essa atitude, Tite mostra que prefere não abrir mão do talento de Neymar, mas deixa suas convicções de lado.

Entre os demais nomes da lista apareceram alguns jogadores que estão longe de sua melhor forma. O zagueiro Miranda atualmente amarga o banco de reservas na Inter de Milão. Se não atua nem em seu time, como pode ir à Seleção. Já entre os meio-campistas, o retorno de Fernandinho surpreende negativamente. O volante não rende no time canarinho há tempos e muito de seu sucesso no Manchester City é atribuído ao trabalho do técnico Pep Guardiola e não a sua qualidade técnica. Uma escolha muito questionável. E no ataque, Gabriel Jesus está de volta: O atacante que passou em branco na Copa do Mundo. Enquanto isso, o zagueiro Dedé (Cruzeiro), o volante Fabinho (Liverpool), e o atacante Lucas Moura (Tottenham) ficaram de fora. 

Na pouca renovação há motivos para esperar um futuro melhor. O atacante capixaba Richarlison fez ótima temporada no Everton, da Inglaterra, e merece essa vaga no time. Talentos como Arthur e Lucas Paquetá devem ser titulares e isso renova a cara da Seleção. O volante Allan, e os atacantes David Neres e Everton Cebolinha serão ótimas opções no banco de reservas.

Este vídeo pode te interessar

Em meio a tudo isso vale destacar que o Brasil segue favorito ao título. Em um futebol limitado que é praticado na América do Sul, a equipe de Tite não terá grandes adversários. Acredito que Colômbia e Uruguai são as únicas seleções que, se estiverem em um grande dia, podem vencer o Brasil. Argentina tem Messi, mas conta com um elenco apagado, que puxa o futebol do craque para baixo, e o Chile já não é o mesmo após tantas reformulações. A possibilidade da Seleção Brasileira levantar a taça no fim é real.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais