Notícia

Vaga capixaba na Série D 2017 será disputada em seletiva com 4 times

Seletiva acontece apenas em 2016, para adaptação no novo calendário da CBF. Decisão foi tomada pelos clubes

No início de novembro a CBF determinou uma mudança no critério para a escolha do representante do Espírito Santo na Série D 2017, deixando, a princípio, a vaga com o campeão do Capixabão 2016. No entanto, representantes dos clubes fizeram uma reunião nesta quarta-feira e optaram por uma nova decisão.

Ficou acertado que em outubro de 2016 será realizado um torneio seletivo entre quatro times: os finalistas do Capixabão e da Copa Espírito Santo. A disputa será no formato mata-mata, com quatro datas, onde o primeiro colocado do Capixabão encara o vice da Copa ES e o vencedor da Copa ES pega o vice do Estadual. Os ganhadores de cada duelo vão se encarar na decisão.

Rio Branco foi o campeão do Capixabão 2016
Rio Branco foi o campeão do Capixabão 2016
Foto: Vitor Jubini e Fernando Madeira

A mudança acontece por conta de uma antecipação na participação da Série D do Brasileirão 2015, previsto para começar em maio. Sendo assim não haveria tempo suficiente para esperar o fim do Estadual de 2017 para que o representante na Série D seja escolhido.

Ao contrário da forma adotada atualmente, a partir de 2017 o Capixabão vai valer vaga para a Série D do ano seguinte. Não haverá mudança no critério para participação nas outras competições nacionais, com o vencedor do Capixabão ficando com a vaga na Copa do Brasil e o ganhador da Copa ES jogando a Copa Verde.

Time da Série B não irá participar

Existe a obrigatoriedade para que que os times que brigam por uma vaga na Série D tenham disputado a Série A do Estadual em 2016. Sendo assim, casa um dos finalistas da Copinha tenha disputado a Série B em 2016 (caso do Espírito Santo neste ano) não poderá participar da seletiva, deixando a vaga para o outro melhor colocado da Copa ES 2016 que tenha jogado a Série A.

Caso o campeão do Capixabão faça boa campanha na Série D 2016 e consiga a o acesso para a Série C, o terceiro colocado do Estadual fica com a vaga na seletiva.

Curta a página do GazetaEsportes no Facebook e siga nosso perfil no Twitter

Ver comentários