Notícia

Pool da Copa: 'Sampaoli, apenas uma mudança'

Antonio Serpa, jornalista do Diario Olé, vê o treinador Jorge Sampaoli finalmente livre para montar o time argentino do jeito que quer, após decepção na estreia

Publicado em 19/06/2018 às 08h54

As sensações entre os convocados vão a extremos. Todos estavam certos de que haveriam variantes, o que poucos imaginavam era que seriam tantas e incluíam não apenas nomes, mas até mesmo sistemas. Conservadores, por natureza, como somos, as mudanças muitas vezes provocam angústia, alguma ansiedade e um medo lógico do desconhecido. E há quem pense que Sampaoli está mudando demais. Na verdade, está fazendo apenas uma mudança: ele parou de fazer o time dos outros e agora coloca o seu próprio.

Em um momento chave, que pode definir o destino da Argentina, ele busca segurança em seus ideais e no sistema que conhece melhor, aquele que respeita seu modo de sentir e entender o futebol e aquele que deu os melhores resultados. Aquele que o levou, em suma, ao lugar onde ele está. Sampaoli não foi contratado para ser o administrador das idéias dos outros: eles o chamavam por causa dos méritos que ele tinha feito com o dele. Se você der poder a alguém, então deixe-o usufrui-lo sem condicionamento.

Alguns o acusam de mudar permanentemente, de dizer uma coisa e fazer outra. Além de sua ciclotimia e de quão instável ela poderia ter sido, se Sampaoli fez algo até agora, foi postergar seu pensamento para dar chance a essa geração de vencer. Ele mesmo confirmou isso em uma coletiva há alguns dias. O plano não funcionou nem com a Islândia, e então é compreensível e valioso mudá-lo agora.

Estamos todos esperando que a Argentina arranque de uma vez e chegue o mais longe possível. Se isso não acontecer, o técnico será cobrado por seus erros e irão condená-lo com qualquer formação que tenha feito. Mas não há pior condenação do que a própria. Sampaoli não se perdoaria por morrer no lugar de outra pessoa. Bem-vinda as mudanças, então.

Bem-vinda, Seleção de Sampaoli.

Fonte: Lancenet

Lancenet

Lance! é um jornal esportivo, com versões impresso e digital. Sediado na cidade do Rio de Janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS