Notícia

Superação: como o Japão driblou obstáculos para vencer a Colômbia

Em Saransk, o Japão mostrou qualidade com uma seleção organizada em campo e aproveitou a expulsão de Carlos Sanchéz no início, para dominar a partida<br>

Publicado em 19/06/2018 às 10h58

Mesmo atravessando um período de dificuldades e desgaste psicológico, o Japão fez a melhor estreia possível na Copa do Mundo da Rússia, mas contou com ajuda da Colômbia, que estava desajustada e perdeu Carlos Sánchez logo aos cinco minutos, facilitando a vida dos Samurais Azuis, que garantiram a primeira vitória da história do Japão sobre uma seleção sul-americana em Copas. Kagawa e Osako fizeram o placar de 2 a 1 e Quinteros, de falta, diminuiu para los cafetones, na abertura das disputas do Grupo H, em Saransk.

No próximo domingo, às 9h (de Brasília), o Japão encara o Senegal, em Ecaterimburgo. Já a Colômbia entra em campo um pouco mais tarde, às 12h, para enfrentar a Polônia na Arena Kazan, pela segunda rodada da fase de grupos.

INÍCIO AVASSALADOR
O reencontro das equipes começou intenso. Apesar de ser considerada favorita por conta da fase complicada que vivia o Japão, a seleção colombiana pagou por seus pecados cedo. Dentro da área, Carlos Sánchez cortou um chute com o braço e o árbitro não hesitou em dar o primeiro cartão vermelho da Copa da Rússia. Bom para o Japão, que garantiu o pênalti e carimbou as redes com Kagawa aos cinco minutos.

Atrás no placar, a seleção colombiana teve dificuldade para furar o bloqueio japonês e as constantes pedaladas de Cuadrado mais prejudicaram do que ajudaram o time. Com marcação intensa do Japão e falta de criatividade do ataque da Colômbia, a partida continuou pegada e Cuadrado foi sacado por Pékerman para entrada de Barrios. A mudança necessária para a organização da equipe surtiu efeito e a Colômbia, conseguiu ampliar o espaço para criar jogadas ofensivas.

DE FALTA NO ESTILO RONALDINHO, QUINTERO IGUALA
Foram duas chegadas com Falcao García e falta cometida pelo Japão na segunda tentativa do camisa 9 foi crucial. Próximo da área, Quintero foi para a cobrança e bateu por baixo da barreira no melhor estilo R10. Kawashima ainda tentou a defesa, mas já agarrou quando a bola estava dentro do gol, aos 38 minutos. A entrada de Barrios reforçou o meio de campo e, na frente, Falcao continuou se movimentando bem, mas a dificuldade para criar jogadas voltou a aparecer no final da etapa.

SÓ DEU JAPÃO NO SEGUNDO TEMPO
O Japão, que alcançou 52% de posse de bola contra 48% de los cafetones no primeiro tempo, voltou dominando as ações enquanto a Colômbia, sob olhar crítico do ídolo Carlos Valderama, manteve-se fechada em busca de contra-ataques. Se o setor ofensivo apresentou dificuldade na criação logo no início da segunda etapa, o goleiro Ospina voltou ainda mais atento.

Focado no jogo, o Japão soube aproveitar as falhas da Colômbia, mas não foi o suficiente para tomar à frente no placar. Com apenas 11 minutos de bola rolando, Osako mandou uma bomba de canhota, mas Ospina salvou. Logo em seguida, o Japão voltou a pressionar com Inui, que chutou a bola no cantinho e obrigou o arqueiro sul-americano a voar para defender.

JAMES RODRÍGUEZ PELA COLÔMBIA E HONDA PELO JAPÃO
O técnico Pékerman logo percebeu que seria complicado conquistar a vitória na estreia diante de uma equipe muito bem organizada e promoveu a entrada de James Rodríguez no lugar de Quintero, enquanto Akira Nishino solicitou o meia Honda, que chegou arriscando chute forte de fora da área no primeiro minuto em campo, mas foi parado por Ospina.
Apesar da pontualidade do goleiro para realizar defesas importantes, o Japão manteve o jogo ofensivo e, após cobrança de escanteio, Osako subiu mais que a zaga e, de cabeça, garantiu o segundo para os Samurais Azuis.

UM A MENOS FEZ FALTA
Sem Carlos Sánchez, expulso no início da partida, a Colômbia teve ainda mais dificuldade para reagir. A equipe até tentou, com ataque de Falcao, que terminou em escanteio. Na sequência, James Rodríguez recebeu a bola sozinho na área e soltou uma bomba, mas a bola desviou e saiu pela linha de fundo, deixando o gosto do empate.

Vencendo o jogo, o Japão se concentrou na defesa, mas não deixou a vida da Colômbia fácil e ainda arriscou algumas jogadas de ataque. Enquanto isso, a Colômbia, desesperada, mandou todos os jogadores para a frente na tentativa de buscar o empate, que não veio.

FICHA TÉCNICA
COLÔMBIA 1 X 2 JAPÃO
Local:
Arena Mordovia, em Saransk
Data-hora: 19/06/2018 - 9h (de Brasília)
Árbitro: Damir Skomina (ESL)
Auxiliares: Jure Prapotnik (ESL) e Robert Vukan (ESL)

Cartão amarelo: Barrios, James Rodríguez (COL); Kawashima (JAP)
Cartão vermelho: Carlos Sánchez

GOLS: Kagawa, 5'/1ºT (0-1), Quintero (38'/1ºT) (1-1) e Osako (27'/2ºT)(2-1)

COLÔMBIA: Ospina; Arias, Murillo, Davinson Sánchez, Mojica; Carlos Sánchez, Lerma, Izquierdo (Bacca - 24'/2ºT), Quintero (James Rodríguez - 17'/2ºT), Juan Cuadrado (Barrios - 30'/1ºT); Falcao. Técnico: José Pékerman

JAPÃO: Kawashima; H. Sakai, Yoshida, Shoji, Nagatomo; Hasebe, Shibasaki (Yamaguchi - 33/2ºT), Inui, Kagawa (Honda, 24'/2ºT), Haraguchi; Osako (Okazaki - 39'/2ºT). Técnico: Akira Nishino

Fonte: Lancenet

Lancenet

Lance! é um jornal esportivo, com versões impresso e digital. Sediado na cidade do Rio de Janeiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS