Notícia

Zanetti inicia torneio na Alemanha para lutar por vaga na Olimpíada

Brasil disputa a DTB Cup em Stuttgart, como preparação para o Mundial, em outubro, quando entrará na briga por uma vaga olímpica para os Jogos de Tóquio/2020<br>

O ginasta Arthur Zanetti, campeão olímpico, mundial e pan-americano nas argolas, disputa a EnBW DTB-Pokal Team Challenge 2019. Será primeira competição por equipe, de sexta-feira a domingo, em Stuttgart, na Alemanha. O objetivo do Brasil é conseguir vaga olímpica no Mundial, que também será na cidade alemã de Stuttgart, de 4 a 13 de outubro.

Serão nove os lugares por países em disputa para os Jogos de Tóquio/2020 e a Seleção Brasileira masculina quer um deles, segundo Zanetti, para repetir a Olimpíada do Rio/2016 quando o país classificou uma equipe completa pela primeira vez.

- Para a seleção será muito bom começarmos por esta competição, pelo fato de ser parecida com o Mundial. Tem a final por equipes com dois atletas, duas notas. Além de ter várias equipes muito fortes - as primeiras do Mundial sempre estão na disputa. Para nós é muito bom participar da DTB para testar as séries de cada um e alinhar a equipe também - afirmou Zanetti.

Compõem a seleção na Alemanha com Arthur Zanetti (Serc/Santa Maria, de São Caetano), os ginastas Bernardo Actos Miranda, Caio Souza, Francisco Barreto Junior e Tomas Rodrigues Florencio. Os técnicos que seguiram com o grupo são Marcos Goto, Francisco Albino e Robson Caballero.

O técnico Marcos Goto lembrou que nesta primeira competição por equipe da temporada o objetivo é preparar o grupo para o Mundial.

- Estamos levando três atletas mais velhos e dois mais novos, com o intuito de preparar os ginastas mais novos até a Olimpíada. Os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, serão a segunda competição por equipes do ano. O objetivo é termos a melhor equipe. China, Japão e Rússia já estão classificados e sobram nove vagas olímpicas para serem definidas no Mundial - disse Marcos.