Notícia

Brooklyn Nets vai enfrentar o Sesi Franca na pré-temporada da NBA

Atual vice-campeão do NBB e campeã da Liga Sul-Americana será o terceiro time brasileira e realizar um jogo desta fase contra uma das franquias da liga, após Flamengo e Bauru<br>

O Sesi Franca enfrentará o Brooklyn Nets no dia 4 de outubro, no Barclays Center, em partida válida pela pré-temporada 2019-2020 da NBA. O time comandado por Helinho Garcia será o terceiro brasileiro a participar da pré-temporada da NBA, após o Flamengo, em 2018 e 2014, e o Bauru, em 2015.

A equipe francana foi campeã da Liga Sul-Americana de 2019, vice-campeã do NBB e da Copa Super 8 de 2018, e campeã do Campeonato Paulista de 2018. O elenco tem entre seus principais nomes o ala Lucas Dias e o pivô Rafael Hettsheimeir, com passagens pela Seleção Brasileira.

– Franca é um dos clubes de maior tradição no país, a cidade respira esporte e, não à toa, é considerada a capital do basquete no Brasil. Além disso, os fãs são muito apaixonados. É um intercâmbio muito saudável, uma experiência única para ambas as equipes, e isso só fortalece a modalidade. Estamos felizes em anunciar Franca na pré-temporada da NBA e, tenho certeza, será um grande jogo – afirmou Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil.

O Brooklyn Nets, que tem Tiago Splitter, primeiro brasileiro campeão da liga (2014) como membro da comissão técnica, assinou com Kevin Durant e Kyrie Irving para a temporada 2019-2020.

A equipe vem de boa campanha na temporada 2018-2019, tendo terminado a fase de classificação na sexta posição na Conferência Leste (42v40d), voltando a disputar os Playoffs após quatro anos sem avançar à pós-temporada.

- Nossa expectativa é enorme, estamos muito orgulhosos pelo convite. Esta será uma oportunidade de ganhar mais experiência, algo que será muito importante para a sequência da temporada. Essa partida representa o ápice para nós: enfrentar o Brooklyn Nets nos Estados Unidos é a coroação de um belíssimo ano que tivemos – disse Luís Prior, presidente do Franca.

Esta será a oitava vez que um time brasileiro enfrenta franquias americanas na pré-temporada da NBA. Em 2014, o Flamengo, que havia acabado de sagrar-se campeão da Copa Intercontinental (derrotou o Maccabi Tel Aviv), fez história em uma excursão em que jogou contra Phoenix Suns, Memphis Grizzlies e Orlando Magic.

Em 2015, foi a vez do Bauru, campeão da Liga das Américas naquele ano, que mediu forças com Washington Wizards e New York Knicks. Naquele mesmo ano, como parte da programação do NBA Global Games (pré-temporada), o Flamengo recebeu o Orlando na Arena da Barra, no Rio de Janeiro e, no ano passado, o Rubro-Negro voltou a Flórida para reencontrar o Magic.

Há 20 anos, um time brasileiro enfrentava uma franquia americana pela primeira vez. Foi em 1999, quando o San Antonio Spurs, campeão da NBA naquela temporada, venceu o Vasco da Gama, então campeão da Liga Sul-Americana, na decisão do McDonald’s Open, em Milão (Itália). Helinho Garcia estava em quadra vestindo a camisa do Cruzmaltino.