> >
Quatro capixabas nadam 80 quilômetros no Desafio Braçadas de Anchieta

Quatro capixabas nadam 80 quilômetros no Desafio Braçadas de Anchieta

Os Passos de Anchieta deram lugar às braçadas mar adentro de Vitória a Anchieta durante quatro dias

Publicado em 5 de junho de 2018 às 18:47

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Foram 80km de natação no Desafio Braçadas de Anchieta. (Lauro Vianna/Divulgação)

Os Passos de Anchieta ganharam uma nova vertente neste Corpus Christi. Para quatro nadadores capixabas, a tradicional caminhada de Vitória a Anchieta deu lugar às braçadas mar adentro durante quatro dias. Pelo litoral capixaba, Cedric Sartori, Cesinha Saade, Flávio Ferreira e Márcio Junqueira percorreram cerca de 80 quilômetros a nado no Desafio Braçadas de Anchieta.

A ideia surgiu há cerca de oito meses: por que não fazer a mesma peregrinação dos Passos de Anchieta, mas na água? “Juntamos quatro atletas, amigos, e conseguimos a estrutura de barco de apoio com técnico e nutricionista, além de um fisioterapeuta de stand-by na terra, que ficava à disposição. Marcamos exatamente os mesmos horários dos peregrinos: saíamos por volta das 6h e íamos até 13h, 14h. Foi algo inédito”, relatou Cesinha Saade.

Os nadadores durante a hidratação Desafio Braçadas de Anchieta. (Lauro Vianna/Divulgação)

O barco acompanhou a equipe durante todo o trajeto, sempre alguns metros à frente. Os atletas nadavam 20km por dia e paravam para hidratação e suplementação a cada meia hora. “Se um ou outro ficasse para trás, o ponto de encontro era no barco. Aí depois da hidratação, todos largavam juntos de novo. A experiência foi muito interessante porque a nutricionista podia acompanhar ‘in loco’ os efeitos da hidratação e da suplementação no desempenho de cada um”.

Se na terra a caminhada é repleta de emoção, na água não é diferente. Vento contra, correnteza e fadiga muscular intensa deram um sabor extra de superação no Desafio. “Quando você faz uma prova que depende de fatores da natureza, você está sujeito a situações adversas. E nadamos a 5km da costa. Em Guarapari nadamos quase uma hora sem sair do lugar. Chegar na areia foi uma grande emoção, teve até espumante (risos)”.

Chegada inusitada no Santuário

O primeiro dia do Desafio Braçadas de Anchieta foi uma verdadeira festa. Além de descansados, os nadadores já imaginavam como seriam os quatro dias de muita natação e devoção. “A cada hidratação a gente via que estava chegando. Foi muito emocionante cada trecho, cada dificuldade que a gente passou”, disse Cesinha Saade. 

Os nadadores fizeram uma oração no Santuário após o Desafio. (Lauro Vianna/Divulgação)

E após 80km de percurso a recompensa. “Chegamos em Anchieta e vimos muitos peregrinos. Saímos da água e fomos fazer uma oração no Santuário. O engraçado foi que fomos para a porta da igreja de sunga mesmo. Ninguém entendeu nada (risos)”, completou Cesinha, que espera que o Desafio entre no calendário das festividades de Anchieta.

Este vídeo pode te interessar

 

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais