Notícia

Equipe capixaba de natação paralímpica disputa campeonato em SP

Atletas buscam garantir a manutenção do posto de campões e concorrem a vagas no mundial de Londres, na Inglaterra

Patrícia dos Santos, atleta paralímpica de natação. 1º etapa do Campeonato Brasileiro em São Paulo
Patrícia dos Santos, atleta paralímpica de natação. 1º etapa do Campeonato Brasileiro em São Paulo
Foto: Divulgação | Comitê paralímpico Brasileiro

Superar desafios e valorizar o esporte capixaba são missões que a equipe da Associação Capixaba Paralímpica de Desporto (ACPD) carrega no peito. Nesta sexta-feira (10), seis atletas — Ikaro de Castro, Laís Jesus de Amorim, Marco Antônio Quaresma, Nathália Torezani, Patrícia dos Santos e Valdir Alvarenga Junior — viajaram para São Paulo (SP) para disputar a 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Natação e garantir vaga no Mundial de Londres, na Inglaterra.

Nesta sexta, eles já conseguiram ganhar algumas medalhas dentro dessa etapa e a atleta Patrícia dos Santos conquistou, ainda, uma vaga para o mundial.

Associação capixaba paraolímpica
Associação capixaba paraolímpica
Foto: Leonardo Miglinas

Para chegar até esta competição, foi necessário primeiramente participar do Campeonato Regional, em Curitiba. Com esforço, a recompensa veio. A equipe conquistou o terceiro lugar geral e garantiu 19 medalhas.

O CAMPEONATO BRASILEIRO

O Campeonato Brasileiro de Natação Paralímpica é dividido em três etapas, todas acontecem no Centro de Treinamento Paralímpico da Capital paulista. A primeira começou nesta sexta-feira (10) e termina no sábado (11), a segunda ocorrerá em julho e a terceira em outubro.

> Com reforços disponíveis, Vitória embarca com mudanças para a Série D

Os atletas ganhadores concorrem vagas no Parapan-Americano de Lima, no Peru, e também no Mundial de Londres, na Inglaterra, e são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

A EQUIPE

A equipe da Associação Capixaba Paralímpica de Desporto (ACPD) existe há 20 anos e está entre as melhores do país na categoria revezamento.

Nesse campeonato, é campeã por três vezes consecutivas e espera garantir a manutenção do posto. "A expectativa é de muitas medalhas e vamos brigar para nos mantermos como melhor revezamento do Brasil", afirma o treinador Leonardo Miglinas.

VEJA FOTOS

Ver comentários