Notícia

Japão x Chile será primeiro jogo entre estrangeiros na história do Morumbi

Estádio do São Paulo jamais havia sido palco de um jogo entre duas seleções de fora. Até aqui, somente jogos que envolveram Seleção Brasileira ou adversários locais

Quando Japão e Chile estiverem em campo nesta segunda-feira, às 20h, entrarão para a história do Morumbi. Será a primeira vez que o estádio receberá um jogo entre seleções estrangeiras. A partida, válida pela primeira rodada do Grupo C da Copa América, no entanto, não será a única sem a presença de um time local na competição. Colômbia x Catar será o outro duelo nessa configuração, na próxima quarta, às 18h30, pela segunda rodada da fase de grupos do torneio.

Até hoje, o Morumbi já sediou partidas de 22 países, mas sempre contra a Seleção Brasileira ou clubes locais. Das 36 partidas em que o estádio são-paulino recebeu delegações estrangeiras, 29 foram jogos do Brasil, dos quais a equipe saiu derrotada apenas uma vez, justamente na estreia, em 1963, para a Argentina. De lá para cá acumula 28 jogos invictos, com 19 vitórias e nove empates.

Já o São Paulo recebeu seleções estrangeiras seis vezes em seus domínios: Hungria (1969), Gana (1969), Arábia Saudita (1980 e 1981), União Soviética (1980) e Dinamarca (sub-23, 1996). O Tricolor também apresenta um cartel de respeito: invicto, com três vitórias e três empates.

Foram mandantes no Morumbi contra adversários de outras nações, ainda, a Federação Paulista de Futebol, com o selecionado estadual (1980), e o Corinthians (1966), ambos contra a União Soviética. Completam a relação o Avaí e o Uralan Elista, da Rússia, contra o Haiti, no ano 2000, pelo Torneio Constantino Cury – Uralan Elista 3 x 1 Haiti.