Notícia

O Espírito Santo merece uma universidade estadual

Somos a única unidade federativa do Sudeste que não tem uma universidade pública estadual

Os que entendem de ensino aplaudem a declaração do ex-ministro da Educação Eduardo Portella: “No que diz respeito à educação, tudo, absolutamente tudo, é prioritário. Não me venham com essa conversa, vamos pensar no 1º grau ou vamos priorizar o ensino técnico ou vamos dar ênfase à universidade. Nada disso. Tudo é fundamental”. Eis uma grande verdade.

Lamentável que o Espírito Santo seja o único Estado da Região Sudeste que não tenha uma universidade estadual. Há muito nossos gestores atacam as diversas instituições de ensino superior dos Estados. Dizem que a maioria sofre com a falta de verbas e ensino de baixa qualidade. A realidade é outra: são federais, quase sempre em greve, sem recursos para investimentos, limpeza e segurança e com salários corroídos.

Diploma

No meu primeiro mandato como reitor da Ufes discutimos com o então governador Max Mauro o tema. A ideia conjunta era de implantar no prédio, hoje da Fafi, que pertencia à Ufes, o setor administrativo, acadêmico e financeiro. Fato que não se concretizou por absoluta falta de recursos.

Em 2006, no governo de Paulo Hartung, foi criado o excelente programa Nossa Bolsa, que concede bolsas de estudos nas faculdades particulares para estudantes de renda per capita familiar inferior a três salários-mínimos e tenham bom desempenham no Enem. Estudam por este programa em torno de 4 mil alunos. No momento, 80% dos universitários estão em instituições particulares, que com grande empenho mantêm financiamento, pois o grande e importante Fies, anunciado na última eleição e colocado na “famosa” Pátria Educadora, pode terminar em breve.

Uma das reivindicações dos manifestantes, em junho de 2013, foi a criação de uma universidade pública estadual.

Eis um grande exemplo: a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), criada em 1965, tem sua sede em Florianópolis. É uma instituição pública e destaca-se como uma das melhores universidades estaduais do país. A Udesc, suporte para o futuro do Estado, divide-se em 11 centros espalhados estrategicamente localizados no território catarinense.

Um sim para a futura universidade pública do nosso querido e magnífico Estado do Espírito Santo.

Ver comentários