> >
Mercado de livros tem o melhor resultado de vendas desde 2013

Mercado de livros tem o melhor resultado de vendas desde 2013

Feito inédito, faturamento de 2017 ficou acima da inflação; livros para concurso público e de culinária registraram queda

Publicado em 19 de janeiro de 2018 às 12:30

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
-. (Divulgação)

Divulgado nesta sexta-feira, o balanço anual do “Painel das Vendas de Livros no Brasil", que coleta semanalmente os dados do “caixa” das livrarias físicas e virtuais, além de varejistas colaboradores, mostra que o ano de 2017 foi positivo para o mercado livreiro. De acordo com a pesquisa, realizada pela Nielsen Bookscan Brasil em parceria com o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, as vendas de livros ao longo do ano passado tiveram um aumento de 4,55% em volume (o equivalente a 1,8 milhão de exemplares) e incremento de 6,15% em faturamento, o que corresponde a cerca de R$ 100 milhões.

Desde que o levantamento começou a ser feito, em 2013, é o primeiro balanço anual com resultados positivos, acima da inflação (que ficou em 2,94%), segundo Ismael Borges, gestor da Bookscan Brasil.

— Houve uma propensão macroeconômica e uma inflação mais baixa, que fez com que a receita fosse melhor que nos anos anteriores — diz Borges.

Os números mostram uma recuperação em relação ao fraco 2016. Naquele ano, com uma inflação em 6,29%, o volume havia ficado em -10,84% e, o valor, em -3,9%. O resultado de 2017 mostra ainda um sinal de solidez, já que o aumento das vendas não foi impulsionado por nenhum fenômeno atípico.

Em 2015, por exemplo, quando o faturamento chegou a 3,43%, o mercado teve o impacto da febre dos livros de colorir, que mascarou os problemas de um ano não tão bom assim. Importante lembrar, porém, que o último período de 2017 foi essencial no cálculo — especialmente a semana do Natal, com crescimento de 16% em faturamento em comparação à mesma semana de 2016.

— A melhor notícia de 2017 é que não houve nenhum grande acontecimento, e, ainda assim, os números foram positivos. Ou seja, o mercado se mostrou não dependente de fenômenos atípicos e arrebatadores — analisa Borges. —Houve crescimento sólido, regular e bem distribuído entre os gêneros de livro.

Entre as estratégias de 2016 que começaram a dar frutos em 2017, vale destacar a aposta em autores nacionais. Sem dinheiro para arrematar best-sellers estrangeiros em leilões, as editoras se voltaram para livros brasileiros. E, ao contrário do ano anterior, desta vez não foram apenas os youtubers que se destacaram.

O levantamento do Painel, inclusive, mostra um aumento da procura por ISBN (registros de títulos) diferentes (17,8%), sinal de uma maior diversidade no mercado, com as vendas se espalhando por diversos gêneros.

Este vídeo pode te interessar

Entre os que tiveram alta em 2017 estão literatura brasileira, religião e desenvolvimento pessoal. Já em queda estão culinária, literatura estrangeira e livros para concurso público.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais