> >
Motorista que atropelou 17 pessoas não ingeriu bebida alcoólica

Motorista que atropelou 17 pessoas não ingeriu bebida alcoólica

Laudo também afirma que ele não havia usado drogas e estava desperto

Publicado em 19 de janeiro de 2018 às 13:05

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Antonio de Almeida Anaquim, motorista que invadiu o calçadão de Copacabana e deixou feridos . (Reprodução/GloboNews)

O exame de alcoolemia feito em Antonio de Almeida Anaquim, de 41 anos, motorista que atropelou e matou um bebê de oito meses e deixou 16 feridos em Copacabana, na Zona Sul do Rio, deu negativo. Segundo o laudo, ele não havia ingerido bebida alcoólica nem havia usado drogas. No entanto, o exame afirma que ele estava desperto e apresentou-se calmo para o exame, fornecendo respostas com clareza de raciocínio, com pensamento bem articulado e orientação no espaço e no tempo.

De acordo com a Polícia Civil, como não houve fuga do local do atropelamento, ele responderá por homicídio culposo em liberdade. Um inquérito foi instaurado na 12ªDP (Copacabana), e a hipótese é a de que o motorista tenha sofrido um ataque epilético. A mulher que estava no carro com Antonio Anaquim disse na delegacia que ele teria sofrido um ataque epilético e desmaiado.

A polícia também vai enviar um ofício ao Detran-RJ para verificar a validade da carteira de habilitação (CNH) de Anaquim. Ele tem um processo de suspensão de CNH aberto desde 2014 e um total de 62 pontos em infrações nos últimos cinco anos.

De acordo com o delegado responsável pela investigação do caso, Gabriel Ferrando, titular da 12ª DP (Copacabana), a carteira do motorista está válida. No entanto, como há o processo em aberto, a autarquia será oficiada.

Anaquim apresenta multas no veículo em que dirigia no momento do acidente e em uma moto. A CNH dele tem validade até 2020. A maioria das multas é por excesso de velocidade. Uma delas, referente à motocicleta, pune o motorista por trafegar em cima de calçada. No total, Anaquim tem 14 multas nos últimos cinco anos. Na saída do Instituto Médico Legal, ele não quis falar com a imprensa.

Na noite desta quinta-feira, Anaquim perdeu o controle do veículo que dirigia, um Hyundai i30, e atropelou diversas pessoas na orla da praia. Ele avançou com o carro pela ciclovia e invadiu a areia. Das 16 vítimas feridas, nove foram levadas para o Hospital Miguel Couto, na Gávea, e outras sete para o Hospital Souza Aguiar, no Centro. Os feridos foram levados para os hospitais Miguel Couto, na Gávea, e Souza Aguiar, no Centro. A bebê de oito meses, Maria Louise, foi levada para a UPA de Copacabana, mas não resistiu aos ferimentos.

Este vídeo pode te interessar

O veículo dirigido por ele estava com licenciamento vencido desde 2016 e tinha três multas por estacionamento em local proibido. Segundo o site da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), pessoas com intervalos curtos entre as crises não devem dirigir e aquelas com longos intervalos entre as crises podem ser consideradas capazes de dirigir com segurança. A página diz ainda que "a princípio a epilepsia e o uso de medicamentos antiepilépticos não incompatibilizam o candidato à direção de veículos, salvo se o quadro não estiver controlado, sujeitando a pessoa a crises com alteração de consciência".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais