> >
Promotoria suspeita que bispo comprou fazenda com dinheiro de fiéis

Promotoria suspeita que bispo comprou fazenda com dinheiro de fiéis

Dom José Ronaldo, da Diocese de Formosa, quatro padres, um monsenhor e o vigário-geral, presos nesta segunda-feira (19), na Operação Caifás, teriam usado nomes de 'laranjas'

Publicado em 19 de março de 2018 às 17:27

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Dinheiro. (Pixabay)

O Ministério Público de Goiás suspeita que o bispo da Diocese de Formosa, Dom José Ronaldo, enriqueceu ilicitamente com dinheiro supostamente desviado de fiéis. A investigação mostra que o religioso teria adquirido carros de luxo, uma fazenda para criação de gado e uma casa lotérica com recursos de dízimos e doações durante um período de cerca de três anos - desde 2015, pelo menos.

Nesta segunda-feira (19), Dom José Ronaldo e mais quatro padres, além de um monsenhor, o vigário-geral e dois funcionários do setor administrativo da Cúria foram presos por ordem judicial em regime temporário, por cinco dias. Ao todo, a Operação Caifás abrange 13 mandados de prisão e 10 de buscas em três municípios goianos, Planaltina, Posse e Formosa.

Segundo a Promotoria, Dom José Ronaldo seria o mentor de um esquema para desvios milionários na Diocese de Formosa.

A Operação Caifás atribui ao bispo Dom José Ronaldo e aos outros investigados crimes de falsidade ideológica, apropriação indébita e associação criminosa. O bispo e os padres teriam usado nomes de ‘laranjas’ para ocultar patrimônio supostamente ilícito.

O Ministério Público de Goiás calcula que o volume de desvios da Diocese de Formosa chega a R$ 2 milhões. A estimativa ainda é preliminar.

A reportagem fez contato com a Diocese de Formosa, mas ainda não obteve retorno. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ainda não se manifestou.

Operação Caifás foi montada a partir de denúncias de fiéis que exigem prestação de contas da Igreja Católica de Goiás. Em dezembro, eles protocolaram denúncia na Promotoria, alegando que a Diocese de Formosa, que abrange 33 igrejas e 20 municípios goianos, não divulgou dados da contabilidade, nem mesmo dos últimos três grandes eventos festivos.

COM A PALAVRA, A DIOCESE DE FORMOSA

O Estadão fez contato com a Diocese de Formosa. O espaço está aberto para manifestação.

COM A PALAVRA, A CNBB

Este vídeo pode te interessar

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informou, por sua Assessoria de Imprensa, que está aguardando informações mais completas sobre a Operação Caifás.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais