> >
Tubulação de mineroduto se rompe em Minas Gerais

Tubulação de mineroduto se rompe em Minas Gerais

Caso ocorreu em Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata

Publicado em 12 de março de 2018 às 19:50

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Mineroduto se rompe e causa vazamento de minério para o leito do ribeirão em Santo Antônio do Grama. (Reprodução/TV Globo)

Um trecho de um mineroduto se rompeu nessa segunda-feira (12) na cidade de Santo Antônio do Grama, em Minas Gerais. A informação teria sido confirmada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), segundo o portal G1.

O mineroduto, que é operado pela empresa Anglo American Minério de Ferro S.A, teria se rompido e causado vazamento de polpa de minério para o acesso municipal e leito do ribeirão na área. Por isso, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) monitora o caso, e estuda interromper a captação de água no Ribeirão Santo Antônio.


O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) foi notificado sobre o caso. É ele o órgão responsável pelo licenciamento ambiental do mineroduto.

A Anglo American, em nota ao G1, informou que identificou uma falha no local, que faz parte do trajeto de transporte de minério de ferro entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro.

Segundo a empresa, houve um vazamento de polpa em um dos córregos da região, que consiste em 70% de minério de ferro e 30% de água, sendo classificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como resíduo não perigoso.

Anda segundo o comunicado, o fluxo do mineroduto foi interrompido e apenas água está sendo escoada. Como medida de segurança complementar, foi bloqueado o acesso ao local.

A empresa também teria entrado em contato com a Copasa para a interrupção de abastecimento de água aos moradores da cidade, e estaria providenciando caminhões pipas para auxiliar no fornecimento da região.

VEJA VÍDEOS

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais