> >
Vacina de febre amarela será ampliada para todo o Brasil até 2019

Vacina de febre amarela será ampliada para todo o Brasil até 2019

Segundo o Ministério da Saúde, apenas os estados do Rio, São Paulo e Bahia continuaram usando as doses fracionadas

Publicado em 20 de março de 2018 às 21:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Vacina contra a febre amarela: é preciso estar com boa imunidade . (Carlos Alberto Silva )

O ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira que a vacinação de febre amarela será ampliada para todo o país até abril de 2019. De acordo com o ministro Ricardo Barros, a medida é preventiva, e tem como objetivo antecipar a proteção contra a doença para toda população em caso de um aumento na área de circulação do vírus.

De acordo com o ministro, a ampliação será feita de forma gradual. Até então, a vacina de febre amarela fazia parte da rotina de 23 estados, sendo nove com áreas parciais de recomendação de vacinação. Apenas estes três estados continuarão vacinando a população com a dose fracionada.

Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia foram os primeiros que já estenderam a vacinação a todos os municípios.

Em julho, os estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul adotarão a vacina padrão em todos os municípios. Em janeiro de 2019, será a vez dos estados do Nordeste começarem a vacinação da dose padrão. Piauí, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Alagoas e Sergipe e Rio Grande do Norte vão ampliar a vacinação para todas as cidades. O estado do Maranhão já é considerado área com recomendação de vacina.

Este vídeo pode te interessar

Entre 1º de julho de 2017 e 13 de março de 2018, foram confirmados 920 casos de febre amarela no país, sendo que 300 vieram a óbito. Ao todo, foram notificados 3.483 casos suspeitos, sendo que 1.794 foram descartados e 769 permanecem em investigação, neste período.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais