> >
'Achei um bom investimento', diz novo dono do tríplex do Guarujá

"Achei um bom investimento", diz novo dono do tríplex do Guarujá

Fernando Costa Gontijo diz ser apolítico e que viu tríplex como oportunidade de negócio

Publicado em 15 de maio de 2018 às 19:59

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Triplex do Guarujá motivo, da condenação do ex-presidente. (Reprodução/TV Globo)

Vista para o mar e posição privilegiada na praia das Astúrias. São essas as razões que, segundo Fernando Costa Gontijo, o levaram a comprar o tríplex do Guarujá, que foi apontado pela Lava Jato como um presente da construtora OAS ao petista. O empresário de Brasília arrematou o imóvel por R$ 2,2 milhões na tarde desta terça-feira (15) e realizará o pagamento nos próximos três dias para assumir a posse da propriedade.

"É um imóvel que tem uma posição privilegiada, de frente ao mar, achei que era um bom investimento", diz.

O empresário, que conversou com O GLOBO, que confirmou ser o comprador, diz atuar no mercado imobiliário em Brasília e em outras cidades. Ele criou uma empresa especificamente para comprar o imóvel, a Guarujá Participação. A companhia foi registrada no dia 29 de março, segundo a Junta Comercial do Distrito Federal, 13 dias após o início do leilão.

Gontijo diz, no entanto, que atua principalmente por meio da FCG Comércio, Turismo e Serviços. Ele aparece também como sócio de pelo menos outra dezena de empresas e admite que atua tanto com o Poder Público como com a iniciativa privada em seus empreendimentos.

O pai de Gontijo era primo do magnata da construção civil de Brasília, José Celso Gontijo, dono da construtora JC Gontijo. O novo dono do tríplex também diz ter sido executivo da Via Engenharia até 2001, quando deixou a empresa. Ambas as empresas foram investigadas no escândalo que ficou conhecido como Mensalão do DF, que envolveu o ex-governador José Roberto Arruda. Porém, Gontijo diz que é apolítico.

"Não tenho posição política, só atuo no meu segmento de negócios, não sou vinculado a nenhum partido político. A pessoa mais indiferente em relação à política sou eu", afirmou o empresário após deixar uma reunião na secretaria de Habitação do DF.

O valor da compra será revertido para a Petrobras como forma de ressarcimento aos prejuízos causados pelo esquema desvendado na Lava-Jato. É por causa desse imóvel que o ex-presidente Lula, desde o dia 6 de abril, cumpre pena na Superintendência da Polícia Federal de Curitiba. O petista foi condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por ter recebido o tríplex como forma de vantagem indevida da OAS. O ex-presidente nega todas as acusações.

A princípio, Gontijo afirma não ter nenhum plano específico para o imóvel e que irá esperar tomar posse da propriedade antes de pensar o que poderá fazer com ela. O comprador, no entanto, defendeu o valor que irá pagar é justo. Segundo ele, a avaliação foi feita pela Justiça Federal e não houve questionamentos. O imóvel tem 297,8 metros quadrados. Além da metragem, a Justiça Federal considerou as melhorias feitas no apartamento, como a instalação de um elevador privativo entre os três andares.

Questionado se a importância histórica do imóvel também pesou na hora da compra, Gontijo admitiu que o valor poderá subir em razão do simbolismo do tríplex.

"Talvez ele possa agregar um valor pelo caráter histórico, mas não tenho certeza. É um imóvel que pode ser interessante como investimento, como já fiz diversos. A princípio não tem um plano específico, só o investimento imobiliário".

O empresário deu seu lance a cinco minutos do fim do leilão. Caso não houvesse comprador, outro leilão seria realizado e o preço seria de R$ 1,76 milhão. Gontijo, no entanto, não quis arriscar. O novo proprietário afirmou que, pela sua experiência em leilões, há casos em que a chamada "segunda praça" vende o imóvel por um preço maior do que na primeira tentativa por atrair mais interessados. O comprador, no entanto, diz não ter interesse em revender o imóvel. Por enquanto, irá aproveitar a chance de ser o dono da propriedade mais conhecida do Brasil.

Este vídeo pode te interessar

"O Brasil inteiro conhece esse imóvel, então houve uma divulgação maciça desse imóvel, todos os brasileiros que estão ligados nas redes sociais e nos meios de comunicação têm conhecimento dele".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais