> >
Sudeste sofreu maior impacto da greve dos caminhoneiros, aponta BC

Sudeste sofreu maior impacto da greve dos caminhoneiros, aponta BC

Com a paralisação, o indicador medido pelo Banco Central chegou a 136,11 pontos, o menor nível para o IBCR-SE desde janeiro de 2010

Publicado em 17 de julho de 2018 às 01:12

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Impacto da greve dos caminhoneiros sobre atividade foi maior no Sudeste. (Bernardo Coutinho)

Uma das regiões mais atingidas pela greve dos caminhoneiros no Brasil foi o Sudeste, conforme dados divulgados nesta segunda-feira, 16, pelo Banco Central. O Índice de Atividade Econômica Regional do Sudeste (IBCR-SE) despencou 3,58% em maio ante abril, na série com ajustes sazonais. Medido em pontos, o indicador passou de 141,17 para 136,11 pontos no período. Este é o menor nível para o IBCR-SE desde janeiro de 2010.

A atividade da região Sudeste foi mais penalizada em maio que a das regiões Norte (recuo de 1,87%), Nordeste (baixa de 1,16%) e Centro-Oeste (queda de 1,08%). Os valores referentes ao Sul ainda não foram atualizados.

A greve dos caminhoneiros, que travou a entrega de mercadorias em todas as regiões do País, prejudicou diretamente a atividade econômica nas duas últimas semanas de maio e no início de junho. Na manhã de hoje, o BC já havia informado que seu Índice de Atividade para o Brasil (IBC-Br) havia cedido 3,34% em maio ante abril, na série ajustada, no maior recuo porcentual da série histórica, iniciada em janeiro de 2003.

Conhecido como uma espécie de "prévia do BC para o PIB", o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A previsão atual do BC para o PIB brasileiro em 2018 é de avanço de 1,6%. O porcentual, informado pelo BC no fim de junho, é o mesmo considerado pelo Ministério da Fazenda.

Este vídeo pode te interessar

Quando se compara maio de 2018 e o mesmo mês de 2017, na série sem ajustes sazonais, o recuo da atividade nas regiões também foi generalizado: -0,66% no Sudeste, -3,93% no Norte, -5,42% no Nordeste e -5,87% no Centro-Oeste. O dado para o Sul também não está disponível.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais