> >
Em cinco meses, Câmara vota projetos de lei apresentados por Marielle

Em cinco meses, Câmara vota projetos de lei apresentados por Marielle

Nesta terça, cinco projetos serão votados de forma definitiva. Entre eles, está a criação da creche noturna

Publicado em 14 de agosto de 2018 às 12:29

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Marielle Franco . (Reprodução/Instagram)

Nesta terça-feira, o assassinato de Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, completa cinco meses, ainda sem respostas. Na Câmara dos Vereadores, seis projetos de lei apresentados por Marielle serão votados à tarde, às 14h30: cinco de forma definitiva. Entre eles, estão a criação de creche noturna e de uma campanha de prevenção à violência contra a mulher.

Viúva de Marielle, Mônica Benício avalia que os projetos refletem a luta de Marielle por uma sociedade mais justa:

— Seus projetos refletem suas lutas e esse seu compromisso com uma cidade e uma sociedade mais justa. Por isso eles tratam sobre direitos das mulheres e população LGBT e sobre racismo. Tratam de construir marcos regulatórios e políticas públicas nestes eixos. Isso mostra seu compromisso em tornar aquele espaço como uma casa do povo, como eu disse lá atrás quando falei na Câmara. Ela acreditava nisso e atuava com essa diretriz — afirma.

— Ocuparemos mais uma vez a Câmara para garantirmos a aprovação, mas também para reafirmarmos que não nos calaremos. Queremos justiça. Queremos saber quem matou, quem mandou matar e por que matou Marielle — conclui Mônica.

Ex-chefe de gabinete da vereadora, Renata Souza enfatiza que os projetos deixados por Marielle visam a reduzir os casos de violência contra a mulher:

— São projetos essenciais para o Rio de Janeiro porque obedecem à lógica de uma mulher, negra, pobre, que experimentou a vivência da cidade a partir da favela. Eles viabilizam políticas públicas para mulheres que foram estupradas, campanhas de prevenção à violência e assédio sexual, atendimento adequado na área da saúde e educação com espaço infantil noturno. Além de projeto de lei de assistência técnica para habitação popular. Ou seja, projetos que visam a frear o aumento da violência contra a mulher, em um momento em que o número de feminicídios é alarmante — afirma.

Na primeira votação, no dia 2 de maio deste ano, cerca de 60 pessoas acompanharam a discussão na Câmara. Uma campanha on-line enviou "e-mails de pressão" a vereadores para que aprovassem as leis. Renata comenta sobre a expectativa para a segunda votação de cinco dos seis projetos apresentados:

 

— Acredito que os projetos serão aprovados porque já passaram por uma primeira discussão na Câmara. Mas tudo é possível numa Casa Legislativa extremamente conservadora, machista e racista. A pressão das pessoas que prezam a igualdade de direitos e políticas de prevenção à violência contra a mulher é fundamental. Surtiu efeito na primeira votação e estamos confiantes que sairemos vitoriosos. É por Marielle, mas é por todas nós mulheres, negras e negros, moradores do Rio — concluiu.

CONHEÇA OS PROJETOS

Espaço Coruja (PL 17/2017), aprovado na 1ª votação, será votado definitivamente nesta terça-feira:

Institui o Espaço Coruja, programa de acolhimento às crianças no período da noite, enquanto seus responsáveis trabalham ou estudam. É também essencial para conquistar igualdade entre homens e mulheres, permitindo que mães com dupla jornada continuem seus estudos ou permaneçam em seus empregos

Assédio não é passageiro (PL 417/2017), aprovado na 1ª votação, será votado definitivamente nesta terça-feira:

"Cria a Campanha Permanente de Conscientização e Enfrentamento ao Assédio e Violência Sexual no município do Rio de Janeiro, nos equipamentos, espaços públicos e transportes coletivos".

Dossiê Mulher Carioca (PL 555/2017), aprovado na 1ª votação, será votado definitivamente nesta terça-feira:

Cria o Dossiê Mulher Carioca, para auxiliar a formulação de políticas públicas voltadas para mulheres através da compilação de dados da Saúde, Assistência Social e Direitos Humanos do Município do Rio de Janeiro".

Efetivação das Medidas Socioeducativas em Meio Aberto (PL 515/2017), aprovado na 1ª votação, será votado definitivamente nesta terça-feira:

"Prevê que o Município se responsabilize por suas obrigações legais, garantindo que as medidas socioeducativas do Judiciário sejam cumpridas pelos adolescentes em meio aberto e, eventualmente, dando-lhes oportunidades de ingresso no mercado de trabalho".

Dia de Thereza de Benguela no Dia da Mulher Negra (PL 103/2017), aprovado na 1ª votação, será votado definitivamente nesta terça-feira:

Inclui no calendário oficial da cidade o Dia de Thereza de Benguela como celebração adicional ao Dia da Mulher Negra, em homenagem à líder quilombola Thereza de Benguela, símbolo de força e resistência".

Assistência Técnica Pública e Gratuita para habitações de interesse social (PL 642/2017), será discutido pela 1ª vez:

Este vídeo pode te interessar

Institui a Assistência Técnica Pública e gratuita para projeto, construção, reforma e regularização de habitação de interesse social para as famílias de baixa renda, além de outras providências pelo direito à moradia e à cidade".

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais