> >
Bebê brasileiro nascido de útero transplantado dá esperança a mulheres

Bebê brasileiro nascido de útero transplantado dá esperança a mulheres

Muitas não podem ter filhos por conta de problemas no órgão; médicos acreditam que, no futuro, procedimento se tornará relativamente comum

Publicado em 5 de dezembro de 2018 às 19:16

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Funcionários do Hospital das Clínicas observam a bebê que nasceu de um útero doado de uma brasileira falecida. (Hospital das Clínicas da FMUSP)

O sucesso de um transplante de útero feito com órgão obtido de uma doadora falecida no Brasil — o primeiro no mundo a resultar no nascimento de uma criança saudável, prestes a completar 1 ano de idade — dá uma nova esperança para mulheres inférteis por fatores uterinos. Este é considerado um passo fundamental para tornar o procedimento relativamente comum num futuro próximo, acredita Dani Ejzenberg, médico do Centro de Reprodução Humana do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

"Imagino e espero que daqui a alguns anos o procedimento possa ser oferecido como prática médica corrente, tornando-se mais uma opção terapêutica para pacientes com fatores uterinos de infertilidade", diz Ejzenberg, um dos líderes da equipe responsável pela operação que assina o artigo com relato do caso publicado na terça-feira, dia 4, no prestigiado periódico científico “The Lancet”.

Ejzenberg ressalta que, embora o transplante de útero ainda seja um procedimento altamente experimental, cada vez mais centros ao redor do mundo estão estudando e realizando operações, com cada sucesso, e também os reveses, ajudando a avançar e melhorar os protocolos.

E foi justamente isso que ele e colegas fizeram ao optar por captar o órgão de uma doadora falecida, entre outras modificações dos experimentos iniciais bem-sucedidos na Suécia, que forneceram as bases para sua iniciativa.

De fato, o procedimento, quer de doadora viva ou morta, ainda acumula muito mais reveses do que sucessos no objetivo final, o nascimento de uma criança saudável.

Um levantamento realizado pelos médicos brasileiros para a publicação no “The Lancet” indica que, das 42 operações feitas com úteros de doadoras vivas desde a primeira, em 2000, na Arábia Saudita, apenas 11 resultaram em partos bem-sucedidos, com duas gravidezes ainda em curso.

Este vídeo pode te interessar

Já das 11 com órgãos de doadoras falecidas, só houve sucesso no transplante feito no Brasi. Realizado em setembro de 2016, com a implantação de embrião obtido de fertilização in vitro sete meses depois, a gravidez chegou a termo em dezembro do ano passado.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais