> >
Farmácia no centro de atendimento de João de Deus é interditada

Farmácia no centro de atendimento de João de Deus é interditada

Apesar de possuir alvará para manipular e comercializar remédios fitoterápicos, a farmácia estava realizando produção em escala industrial sem ter uma autorização específica para isso

Publicado em 24 de dezembro de 2018 às 11:38

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
João de Deus teve prisão decretada pelo Ministério Público de Goiás . (Arquivo/Agência Brasil)

Por irregularidades na manipulação de remédios, o governo de Goiás interditou na sexta-feira, 21, a farmácia instalada no principal local de atendimento do médium João de Deus, a Casa Dom Inácio de Loyola, em Abadiânia (GO). O médium está preso acusado de abuso sexual e posse ilegal de armas de fogo.

Apesar de possuir alvará para manipular e comercializar remédios fitoterápicos, a farmácia estava realizando produção em escala industrial sem ter uma autorização específica para isso.

Em vistoria feita pela gerência de Vigilância Sanitária e pela Polícia Civil de Goiás, foram apreendidas na sexta-feira amostras de medicamentos e de "água mineral vendida como fluidificada". No espiritismo, água fluidificada é como é chamada a água recebe o acréscimo de fluidos espirituais coma finalidade de cura.

"A farmácia não é autorizada a manipular e comercializar nenhum produto que não seja fitoterápico, medicamento produzido através de plantas", diz em nota a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

Os produtos serão analisados no Laboratório de Saúde Pública Dr. Geovanni Cysneiros (Lacen-GO) e os resultados devem sair de 15 a 30 dias. A partir daí, novas medidas poderão ser tomadas. Um relatório técnico deverá ser encaminhado ao responsável pela farmácia, com as adequações necessárias para eventual liberação do funcionamento do estabelecimento.

Segundo a promotora Gabriella de Queiroz, responsável pela investigação envolvendo o médium João de Deus, a vistoria na farmácia encontrou também problemas no acondicionamento de instrumentos cirúrgicos - o que não foi explicado na nota da secretaria estadual de Saúde.

"Havia ali produção de medicamentos de forma indevida, então essa atividade foi proibida hoje, e também no que concerne a instrumentos cirúrgicos utilizados, já que o acondicionamento desses instrumentos e o local não eram apropriados, e por isso a autuação", disse a promotora na sexta-feira, 21, ao explicar a "lacração" da farmácia.

Segundo a promotora, não houve a proibição da venda de remédios fitoterápicos que já haviam sido produzidos. Ela afirmou também que não houve pedido de suspensão de atividades da casa Dom Inácio de Loyola.

Este vídeo pode te interessar

"Nem a Polícia Civil nem o MP visualizaram ainda a necessidade de suspensão das atividades da casa. Ali é um templo em que várias pessoas não envolvidas nesses fatos investigados pregam sua fé e sua crença. A preservação da casa enquanto um templo de fé é uma cautela nossa", disse Gabriella de Queiroz.

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais