> >
Abraji aponta 156 ataques a jornalistas no Brasil em 2018

Abraji aponta 156 ataques a jornalistas no Brasil em 2018

Entre as agressões físicas, a maioria relaciona-se à cobertura de manifestações ou de eventos de grande repercussão ligados às eleições de 2018

Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 21:24

Ícone - Tempo de Leitura 0min de leitura
Patrícia Campos Mello, jornalista. (Reprodução | Facebook)

A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) publicou levantamento que aponta 156 casos de violência registrados no Brasil contra jornalistas e comunicadores em contexto político, partidário e eleitoral. Entre as agressões físicas, a maioria relaciona-se à cobertura de manifestações ou de eventos de grande repercussão ligados às eleições de 2018.

Nas agressões virtuais, 91% são exposições indevidas - quando agressores compartilham fotos e/ou perfis de jornalistas incentivando ondas de ofensa - no Facebook e no Twitter.

O ataque sofrido pela repórter Patrícia Campos Mello, da Folha de S.Paulo, recebeu destaque da Abraji. A jornalista foi vítima de ameaças físicas, ofensas em redes sociais e teve a conta do WhatsApp hackeada por apoiadores do então candidato Jair Bolsonaro (PSL) após publicar a reportagem "Empresários bancam campanha contra o PT pelo WhatsApp".

Este vídeo pode te interessar

Notou alguma informação incorreta no conteúdo de A Gazeta? Nos ajude a corrigir o mais rapido possível! Clique no botão ao lado e envie sua mensagem

Envie sua sugestão, comentário ou crítica diretamente aos editores de A Gazeta

A Gazeta integra o

The Trust Project
Saiba mais